https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Verba pública para eleição em 2022 deve favorecer Lula e Bolsonaro

Verba será de R$ 6 bilhões

Por REDAÇÃO em 10/01/2022 às 11:10:21
Foto divulgação:

Foto divulgação:

O dinheiro público recorde que será destinado aos partidos neste ano eleitoral — 6 bilhões de reais — vai fortalecer ainda mais a polarização registrada nas últimas pesquisas eleitorais, que apontam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) nas primeiras posições.

Bolsonaro tem o apoio praticamente garantido dos três partidos mais importantes do Centrão: o PL (ao qual se filiou no fim de novembro), o PP e o Republicanos. Quando somados os valores que os três receberão do Fundo Partidário e do Fundo Eleitoral, a frente governista terá mais 1,02 bilhão de reais.

Já do lado da frente de oposição de esquerda, a situação financeira também é confortável. O PT, por ter conquistado a maior bancada na última eleição legislativa (2018) — esse é o principal critério para a distribuição das verbas públicas –, é individualmente o partido que terá a maior verba eleitoral (582 milhões de reais). Se Lula conseguir fechar o apoio de PSB, PSOL e PCdoB, a coalizão acumularia praticamente o mesmo valor: 1,1 bilhão de reais.

Fonte: A. Hora


Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3