https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

De virada, Grêmio vence o Juventude e conquista o Campeonato Gaúcho pela sétima vez consecutiva

Por REDAÇÃO em 07/04/2024 às 08:30:57
Cristaldo, Diego Costa e Nathan Fernandes marcaram os gols gremistas. (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

Cristaldo, Diego Costa e Nathan Fernandes marcaram os gols gremistas. (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

De virada, o Grêmio venceu o Juventude por 3 a 1 na tarde desse sábado (6) e conquistou o Campeonato Gaúcho pela sétima vez consecutiva. Na Arena, em Porto Alegre, Gilberto abriu o placar para os visitantes. Cristaldo, Diego Costa e Nathan Fernandes marcaram para o Tricolor e garantiram mais um título estadual gremista. No jogo de ida, disputado na Serra Gaúcha, as equipes haviam ficado no 0 a 0.

Com a conquista, o Grêmio chegou ao 43° título no Gauchão, com dois a menos do que o rival Inter. O Juventude, por sua vez, segue com a única taça vencida em 1998.

O Tricolor volta a ser heptacampeão do Estadual após mais de 50 anos. A última e única vez que a equipe havia conseguido esse feito foi na década de 1960, entre 1962 e 1968.

A partida

Após um 0 a 0 com chances de parte a parte no primeiro jogo entre as equipes, em Caxias do Sul, a Arena foi palco de 90 minutos disputados palmo a palmo desde os primeiros toques na bola. Com muita pressão, logo aos quatro minutos o Juventude abriu o placar com Gilberto. O atacante aproveitou o rebote do goleiro Caíque após finalização de Lucas Barbosa. O lance precisou ser checado pelo VAR para verificar possível impedimento do camisa 9 Jaconero.

O gol fez o Juventude ir para cima dos donos da casa e quase marcar o segundo. Aos 7 minutos, logo depois da saída de bola, o lateral esquerdo Mayk atravessou bola errado. Jean Carlos bateu forte e cruzado, e Caíque espalmou para salvar o Tricolor levar o segundo.

A resposta gremista dois minutos depois. Mayk cobrou lateral em direção a área, Diego Costa escorou e Cristaldo bateu tirando tinta da trave esquerda de Gabriel.

A cada minuto que passava, o Grêmio empurrava mais o Juventude para a sua área. Entretanto, não surtiu efeito. O nervosismo passou a tomar conta do lado gremista, que reclamava muito de faltas marcadas pelo árbitro Rafael Klein e da cera do adversário.

Aos 41, o Grêmio chegou ao desejado gol. Após receber belo lançamento de Pepê, na ponta direita, Pavón cortou a marcação e cruzou na boca do gol. A defesa não conseguiu afastar, e a bola sobrou limpa para Cristaldo, que dominou com tranquilidade e bateu rasteiro, no canto esquerdo de Gabriel Vasconcelos.

Empurrado por uma Arena lotada com mais de 54 mil torcedores, o Tricolor conseguiu a virada logo depois da saída de bola.

Pepê novamente foi fundamental. Ele desarmou Jadson, e o Grêmio partiu em velocidade para o ataque. Com liberdade, na frente da área, Diego Costa chutou, a bola desviou em Caíque e morreu no canto esquerdo de Gabriel.

O Juventude voltou do intervalo disposto a empatar o jogo. Entretanto, os primeiros minutos do segundo tempo foram de um jogo truncado. O Grêmio fazia cera para esperar o tempo passar. A primeira conclusão da segunda etapa saiu somente aos 15 minutos. Após Rodrigo Sam conduzir bola com liberdade até o campo de ataque, Gilberto tabelou de cabeça com Rildo e, no lado esquerdo da grande área, bateu com a perna canhota, à esquerda do gol.

Aos 19, Diego Costa recebeu lançamento em profundidade e, quando driblava Gabriel Vasconcelos, foi derrubado pelo goleiro do Juventude. Pênalti marcado. Entretanto, as linhas traçadas pelo VAR determinaram impedimento do centroavante gremista. Após a retomada do jogo, o Tricolor teve mais uma oportunidade: João Pedro cruzou, e Cristaldo chutou no ângulo esquerdo de Gabriel, que fez grande defesa com a mão esquerda.

O Grêmio ficou postado defensivamente esperando o adversário. Aos 41, após contra-ataque pela direita, João Pedro cruzou rasteiro para Diego Costa. O camisa 19 girou sobre a marcação e rolou para Nathan Fernandes, que finalizou para o gol vazio para liquidar a fatura e garantir o heptacampeonato gremista.

Ficha técnica

– Grêmio: Caíque; João Pedro, Geromel, Kannemann e Mayk; Villasanti e Pepê (Dodi, 27min 2T); Pavon (Nathan Fernandes, 33min 2T), Cristaldo (Du Queiroz, 27min 2T) e Gustavo Nunes (Soteldo, 33min 2T); Diego Costa. Técnico: Renato Portaluppi.

– Juventude: Gabriel Vasconcellos; João Lucas, Rodrigo Sam, Zé Marcos e Alan Ruschel; Caíque, Jadson (Luis Mandaca, 25min 2T) e Jean Carlos (Erick, 33min 2T); Edson Carioca (Rildo, intervalo), Lucas Barbosa (Nenê, 24min 2T) e Gilberto. Técnico: Roger Machado

– Arbitragem: Rafael Rodrigo Klein, Rafael da Silva Alves, Maira Mastella Moreira e Daniel Bins.

O SUL

Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3