https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Rio Grande do Sul terá grande volume de chuvas a partir deste domingo

Por REDAÇÃO em 06/04/2024 às 08:03:57
Foto divulgação: Jorge Ramos

Foto divulgação: Jorge Ramos

Boletim meteorológico da da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) indica a ocorrência de chuvas em grandes volumes para os próximos dias no Rio Grande do Sul. Neste sábado (6), o tempo deve se manter firme e com queda de temperaturas em todo o Estado, mas no domingo o cenário provável é de altos volumes de precipitação.

Na segunda-feira, o sistema de instabilidade se deslocará em direção ao oceano, com chance de pancadas isoladas no Norte gaúcho até a quarta. Os volumes mais expressivos são esperados no Litoral Norte, Campos de Cima da Serra e Vale do Taquari, embora os níveis também possam ser consideráveis no Alto Uruguai, Fronteira-Oeste, Região Sul e Campanha. No site agricultura.rs.gov.br são publicadas atualizações regulares.

Porto Alegre

Em Porto Alegre, a Defesa Civil municipal também emitiu um alerta preventivo diante de possível tempestade neste domingo. A previsão é de tempo severo e chuvas intensas (entre 40 e 60 milímetros por dia), com rajadas de vento com até 80 quilômetros por hora e eventual queda de granizo.

Tais condições podem acarretar danos em edificações, falta de luz, queda de árvores, alagamentos, dificuldades de deslocamento e outros transtornos. As recomendações são as mesmas de sempre para esse tipo de ocorrência climática, sobretudo evitar sair de casa durante o período do alerta e, se estiver em área aberta, buscar abrigo em local seguro, distante de postes, árvores e placas de sinalização.

Além disso, é recomendado não atravessar áreas alagadas, estar atento a possíveis mudanças nas encostas e evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à rede elétrica.

A Comissão Permanente de Atuação em Emergência (Copae), formada por diversos órgãos municipais e estaduais, monitora as atualizações da meteorologia. Equipes estão preparadas para prestar assistência. Em caso de dúvida ou emergência, é possível acionar a Defesa Civil municipal (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

O SUL (Marcello Campos)

Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3