https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Estado terá sol nesta segunda, e semana promete forte onda de calor

Máximas ficam acima dos 30ºC em diversos pontos

Por REDAÇÃO em 10/01/2022 às 11:20:22
Foto divulgação: Jorge Ramos(Arquivo)

Foto divulgação: Jorge Ramos(Arquivo)

O sol predomina no Rio Grande do Sul mais uma vez nesta segunda-feira, dia 10. Períodos de céu claro ocorrem em diversas regiões, apesar de nuvens esparsas em diferentes pontos do Estado. Da tarde para a noite, não se pode descartar chuva de verão muito localizada nos Campos de Cima da Serra.

O dia começa com temperatura agradável, mas a tarde é de calor. A temperatura se eleva mais no Oeste, que terá uma tarde muito quente em que as máximas superam os 35ºC. O vento se intensifica com rajadas do quadrante Leste no Leste gaúcho da tarde pra noite pela influência de ar mais frio sobre o oceano na costa. No Vale do Taquari, o sol predomina. A mínima na região é de 18ºC, e a máxima chega aos 35ºC.

As marcas não tão altas antecedem uma brutal onda de calor por período prolongado que atingirá o Centro da América do Sul nesta semana e na metade do mês. São esperadas marcas extremas em grande parte da Argentina, Uruguai, e Rio Grande do Sul. Recordes de máximas de décadas devem cair nos territórios uruguaio e argentino que devem sofrer o pior, mas marcas históricas também podem ser alcançadas no RS.

Será um evento de calor incomum com temperatura muitíssimo acima da climatologia normal de janeiro com máximas até 10ºC a 15ºC acima das médias históricas. O que modelos discrepam ainda é sobre a quanto pode chegar a temperatura. A tendência, pela análise da MetSul, é de marcas de até 45ºC a 47ºC nos locais mais quentes da Argentina e de 41ºC a 43ºC no Uruguai.

Aqui, o pior do calor em momento inicial vai se dar no Oeste com escalada de temperatura nos próximos dias e máximas de 41ºC a 42ºC na área de Uruguaiana na segunda metade da semana. Alguns dados projetam para a região até 43ºC ou mais, o que confirmando-se significaria um novo recorde absoluto de calor no Rio Grande do Sul, hoje de 42,6ºC em Alegrete (1917) e Jaguarão (1943).

MetSul / NIH Univates/Giro do Vale



Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3