https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Casos de s√≠ndrome respirartória aguda grave sobem no pa√≠s, diz Fiocruz

O boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgado nesta quinta-feira (28) aponta que os casos de S√≠ndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) aumentaram em crianças, jovens e adultos em todo o pa√≠s.

Por REDAÇÃO em 29/03/2024 às 09:19:28

O boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgado nesta quinta-feira (28) aponta que os casos de S√≠ndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) aumentaram em crianças, jovens e adultos em todo o pa√≠s. O quadro é decorrente do crescimento, em diversos estados, de diferentes v√≠rus respiratórios como influenza (gripe), v√≠rus sincicial respiratório (VSR) e rinov√≠rus.

O boletim indica também uma tend√™ncia de queda de casos de SRAG na população a partir dos 50 anos de idade, devido à diminuição dos casos de Covid-19 nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, e também de redução dos casos na região Sul.

De acordo com o coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes essa conjuntura mascara o crescimento dos casos de SRAG pelos demais v√≠rus respiratórios nessas faixas et√°rias, especialmente aqueles associados ao v√≠rus influenza A. "Esse cen√°rio é fundamentalmente igual ao da semana passada. Manutenção de queda nas internações associadas à Covid-19 no Centro-sul, contrastando com o aumento de VSR e rinov√≠rus em praticamente todo o pa√≠s (incluindo o Centro-sul) e influenza A no Norte, Nordeste, Sudeste e Sul", explicou.

Nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, quando se estuda o total de novas internações por SRAG, sem a an√°lise por faixa et√°ria, observa-se cen√°rio de estabilidade. Gomes avalia que, na verdade, esse quadro decorre da queda na Covid-19, camuflando o aumento nas internações pelos demais v√≠rus respiratórios.

"Se olhamos apenas para as crianças, onde principalmente o VSR e o rinov√≠rus estão mais presentes nas internações, vemos claramente o sinal de aumento expressivo de SRAG", explica o pesquisador. Ele também destaca a importância dos cuidados para a prevenção. "Em casos de infecções respiratórias, sintomas de gripe e resfriados, deve-se procurar encaminhamento médico, além de manter repouso e usar uma boa m√°scara sempre que precisar sair de casa. A vacinação também é fundamental. A vacina da gripe est√° dispon√≠vel em diversos locais".

Mortalidade

A incid√™ncia de SRAG por Covid-19 mantém o cen√°rio de maior impacto nas crianças de até dois anos e idosos a partir de 65 anos de idade. O aumento da circulação do VSR tem gerado crescimento expressivo da incid√™ncia de SRAG nas crianças pequenas, superando aquela associada à Covid-19 nessa faixa et√°ria. Outros v√≠rus respiratórios com destaque para a incid√™ncia de SRAG nas crianças pequenas continuam sendo o Sars-CoV-2 (Covid-19) e rinov√≠rus. J√° o v√≠rus influenza vem aumentando a incid√™ncia de SRAG em crianças, pré-adolescentes e idosos. Quanto à mortalidade por de SRAG tem se mantido significativamente mais elevada nos idosos, com amplo predom√≠nio de Covid-19.

Ao todo, 23 capitais do pa√≠s apresentam crescimento nos casos de SRAG: Aracaju (SE), Belém (PA), plano piloto e arredores de Bras√≠lia (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Macap√° (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Lu√≠s (MA), Teresina (PI) e Vitória (ES).

Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro
TABAIENSE

Coment√°rios

CERTAJA 3