https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

ALERTA DE GOLPE l Falso Programa Desenrola Brasil engana vítimas em fraude online

Por REDAÇÃO em 31/10/2023 às 09:22:36
Foto: Ilustrativa / Divulgação

Foto: Ilustrativa / Divulgação

O chamado "golpe do falso Desenrola" representa uma modalidade de fraude online que se aproveita da confiança e ingenuidade das vítimas para obter informações pessoais e financeiras de forma ilícita.

Neste golpe, criminosos se fazem passar por representantes do Programa Desenrola Brasil, iniciativa do governo federal voltada à renegociação de dívidas. A estratégia é enviar mensagens falsas, por meio de e-mails, SMS ou redes sociais, oferecendo oportunidades de renegociação com condições especiais.

Essas mensagens fraudulentas frequentemente contêm um link direcionando a um site ou aplicativo falso, que se assemelha ao legítimo do Programa Desenrola Brasil. Ao clicar no link, as vítimas são redirecionadas para uma plataforma fraudulenta, onde são solicitadas a fornecer informações pessoais ou financeiras. Esses dados são então usados pelos criminosos para perpetrar diversas formas de fraude, como roubo de identidade, fraudes de cartão de crédito ou empréstimos fraudulentos.

De acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, os golpes envolvendo redes sociais, e-mails e ligações telefônicas aumentaram de forma alarmante nos últimos cinco anos, passando de 426.799 ocorrências em 2018 para 1.819.409 em 2022, representando uma média chocante de 207 casos por hora.

Características do golpe do falso Desenrola incluem mensagens urgentes e alarmantes que mencionam dívidas pendentes ou risco de bloqueio de conta, links para sites ou aplicativos falsos que imitam a plataforma legítima, e solicitação de informações pessoais e financeiras como nome, CPF, endereço, telefone, número do cartão de crédito e senhas.

As vítimas desse golpe podem sofrer consequências sérias, incluindo roubo de identidade, fraudes de cartão de crédito e empréstimos fraudulentos.

Para se proteger do golpe, é vital estar ciente dessas características e adotar medidas preventivas, como desconfiar de mensagens alarmantes, evitar clicar em links desconhecidos e nunca fornecer informações pessoais ou financeiras a fontes não verificadas. Em caso de suspeita, é crucial denunciar o ocorrido às autoridades competentes e ao Programa Desenrola Brasil por meio do site ou aplicativo oficial.

Além dessas precauções, manter dispositivos atualizados, usar antivírus e firewall, navegar com cuidado na internet e utilizar senhas robustas e únicas são práticas adicionais que contribuem para a proteção contra golpes online. Ao adotar essas medidas, você estará fortalecendo a segurança de suas informações e protegendo-se contra possíveis ataques criminosos.

CLIC PAVERAMA

Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3