https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Receitas Inovadoras para a Alimentação Escolar é tema de capacitação em Sério

Por REDAÇÃO em 27/07/2023 às 09:46:55
Foto: Divulgação: Emater/RS

Foto: Divulgação: Emater/RS

Inovar e aprimorar as receitas dos cardápios escolares, com vistas a promover o aproveitamento integral dos alimentos tornando-os mais nutritivos. Este foi o objetivo de uma capacitação realizada na última segunda-feira (24/07) em Sério. Voltada a merendeiras e auxiliares de serviços gerais da rede municipal de ensino, a qualificação atende a resolução CD/FNDE nº 6 de 2020, que dispõe sobre o atendimento de alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) do Governo Federal.

Organizada pela Emater/RS-Ascar em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a atividade foi coordenada pela nutricionista da Prefeitura Nádia Rigobello e ministrada pela extensionista da Emater/RS-Ascar Josiane Bianchi, que utilizou o Caderno de Receitas Inovadoras para a Alimentação Escolar do ano de 2022 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Também acompanharam o evento, o extensionista da Emater/RS-Ascar Francis Copetti e a secretária de Educação, Cultura e Desporto Cristiane de Freitas.

Na ocasião foram elaboradas receitas de torta integral de legumes com carne moída, torta cremosa de repolho, risoto de moranga cabotiá, molho de tomate fake e escondidinho de aipim, que foram degustadas no almoço. Na parte da tarde, o grupo preparou bolo de maçã com cenoura, bolo de chocolate fake, bolinho de moranga cabotiá com carne moída e pão de queijo de batata doce. Logo após, o coletivo se reuniu para avaliar as receitas trabalhadas, com sugestões de aprimoramento e encaminhamento para inclusão nas receitas escolares.

Para Nádia, é importante as profissionais permanecerem em constante atualização no que diz respeito às novas normas de preparo de cardápios da rede municipal, especialmente na educação infantil. "Por meio disso é possível pensar não apenas no aproveitamento integral de alimentos, mas também em formas de valorizar a agricultura familiar e local", salientou a profissional. "Nesse sentido, além de evitarmos o desperdício nas escolas e qualificarmos o cardápio, também favorecemos a saúde dos alunos por meio da alimentação saudável", pontuou.

Para Josiane, a capacitação foi dinâmica, com as participantes vivenciando na prática a rotina de trabalho em grupo, bem como a oportunidade de ouvir outras opiniões e compartilhar conhecimentos e saberes diversos. "Tudo isso aliado à inovação que provém dessas receitas alternativas, que busca utilizar as suas máximas potencialidades nutritivas, respeitando a sazonalidade dos cultivos e valorizando a agricultura familiar", destacou, lembrando ainda que esta é uma das ações que a Emater/RS-Ascar realiza em parceria com outras entidades, com vistas a promover a segurança e a soberania alimentar e a saúde da comunidade escolar.

Fonte: Emater/RS


Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3