https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Escolas do RS estão dispensadas de cumprir o m√≠nimo de dias letivos

O Minist√©rio da Educação (MEC) publicou, nesta terça-feira (14) a resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) que define diretrizes orientadoras aos sistemas de ensino, às instituições e às redes escolares do Rio Grande do Sul para a retomada segura das aulas na educação b√°sica e na educação superior, em razão do estado de calamidade p√ļblica causado pelos eventos clim√°ticos na região.

Por REDAÇÃO em 15/05/2024 às 09:26:52

O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta terça-feira (14) a resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) que define diretrizes orientadoras aos sistemas de ensino, às instituições e às redes escolares do Rio Grande do Sul para a retomada segura das aulas na educação b√°sica e na educação superior, em razão do estado de calamidade p√ļblica causado pelos eventos clim√°ticos na região.

Para o ensino fundamental, médio e educação superior, as instituições ficam dispensadas de cumprir m√≠nimo de dias de efetivo trabalho escolar, desde que cumprida a carga hor√°ria m√≠nima anual?. J√° na educação infantil, a dispensa é para o cumprimento do m√≠nimo de dias de trabalho educacional e do cumprimento da carga hor√°ria m√≠nima anual.

A integralização da carga hor√°ria m√≠nima do ano letivo poder√° ser efetivada no ano seguinte, inclusive por meio da adoção de um curr√≠culo ininterrupto de duas séries ou anos escolares cont√≠nuos. Também fica autorizada a utilização de espaços alternativos para o cumprimento de atividades letivas em todos os n√≠veis e etapas educacionais.

O CNE recomendou um esforço dos gestores educacionais para que sejam criados ou reforçados plataformas p√ļblicas de ensino remoto e espaços alternativos para o cumprimento das atividades letivas.

As diretrizes valem durante o per√≠odo afetado pelo estado de calamidade p√ļblica no território.??

Segundo o MEC, o objetivo da flexibilização de regras é?criar condições para que as redes de ensino estadual e municipais e as instituições de educação superior sediadas no Rio Grande do Sul reorganizem os calend√°rios escolares, em um cen√°rio gradual de volta à normalidade institucional e à possibilidade de continuidade do per√≠odo letivo, a partir da utilização de novas tecnologias digitais de informação e comunicação.??

Até hoje, 1.044 escolas de 248 munic√≠pios foram afetadas e mais de 362 mil estudantes estão impactados. Desse total de escolas, 538 estão danificadas. Outras 83 escolas estão servindo de abrigo.

Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro
TABAIENSE

Coment√°rios

CERTAJA 3