https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Tremores de terra são sentidos por moradores de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha

Por REDAÇÃO em 13/05/2024 às 10:36:13
Assustados, moradores de alguns bairros da cidade saíram para as ruas durante os tremores Foto: Reprodução de vídeo

Assustados, moradores de alguns bairros da cidade saíram para as ruas durante os tremores Foto: Reprodução de vídeo

Em meio à catástrofe climática que assola o Rio Grande do Sul, tremores de terra foram sentidos por moradores de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, na madrugada desta segunda-feira (13).

O Corpo de Bombeiros do município recebeu dezenas de ligações de pessoas relatando o ocorrido em bairros como Universitário, Pio X, Jardim América e Madureira. Em algumas localidades, moradores chegaram a sair para as ruas assustados durante os tremores, ocorridos por volta das 3h.

O fenômeno foi causado por acomodações naturais do solo, de acordo com a Defesa Civil Municipal. A prefeitura informou que não há riscos para a população. Também não há relatos de danos em imóveis nem de pessoas feridas.

"Em relação aos tremores registrados na madrugada desta segunda-feira (13) em pelo menos quatro bairros de Caxias do Sul, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) informa que não há riscos para a população. Conforme o diretor de Gestão Ambiental da SEMMA, geólogo Caio Torques, o que está ocorrendo é a acomodação de camadas rochosas subterrâneas, o que já ocorreu no município em outras oportunidades. Também devido ao excesso de chuva nas últimas duas semanas, pode ocorrer a aceleração dessas acomodações devido à lubrificação causada pela água", informou a prefeitura em nota.

"Conforme o Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília (UNB), houve três tremores na Serra Gaúcha. O primeiro, de 2,4 graus, à 1h48 em Bento Gonçalves; o segundo, às 2h58, em Caxias do Sul, de 2,3 graus; e o terceiro às 3h03, com a mesma intensidade, em Caxias, tremores sentidos por habitantes dos bairros Jardim América, Universitário, Madureira e Pio X. No ano passado, duas ocorrências semelhantes ocorreram em Caxias do Sul, em julho (bairro Castelo) e novembro (Jardim América). Em 2008 e 2010, o Jardim América também teve tremores de terra", prosseguiu o Executivo Municipal.

Ponte interditada

Também na Serra Gaúcha, o tráfego de veículos na ponte sobre o rio Caí, no quilômetro 174 da BR-116, está interditado devido a fissuras na pista e risco de que as pilastras cedam em razão das fortes chuvas, segundo informações divulgadas pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) na noite de domingo (12). A estrutura liga Caxias do Sul a Nova Petrópolis.

O SUL

Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3