https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Diversidade produtiva marca reinvenção protagonizada por cooperados da CERTAJA Energia

Há cerca de seis anos, em Barão do Triunfo, a família Govoni ilustra a capacidade de inovar na produção rural familiar dentro da área atendida pela Cooperativa

Por REDAÇÃO em 30/01/2023 às 10:33:31
A produção é feita, em parte, em estufas, com gotejamento, e outra em lavoura irrigada - Foto divulgação-Certaja Energia

A produção é feita, em parte, em estufas, com gotejamento, e outra em lavoura irrigada - Foto divulgação-Certaja Energia

A CERTAJA Energia contribui diretamente com a comunidade há 53 anos, por meio do fornecimento de energia sustentável e de qualidade. O resultado disso é a melhoria de diversos aspectos da vida de milhares de pessoas e a colaboração direta no desenvolvimento econômico de toda a região. Exemplo disso é a jornada protagonizada por Romeu e Ivone Govoni, casal que transformou a vida a partir da diversificação de sua produção rural.

Natural de Barão do Triunfo, Romeu Govoni atuou, durante toda a vida, na indústria do tabaco, como produtor. Contudo, diante de um cenário econômico complexo, precisou se reinventar. A solução encontrada nasceu a partir da relação com a Emater/RS, que foi determinante para encontrar novas formas de capitalizar o terreno de cerca de 1,5 hectare, na Linha Dona Amália.

"A gente vivia um momento difícil. Decidimos mudar nossa área de atuação há cerca de seis anos e, para isso, contamos com o apoio de diversas pessoas, como os representantes da Emater/RS e os nossos amigos Severino e Sônia Lehmen", lembra.

Segundo Severino, empresário à frente da Pousada Fênix, em Arambaré, a relação com os produtores começou com Sônia, sua esposa, que é assistente social. "Caminhamos ao lado da família Govoni há muito tempo e tentamos colaborar com eles. Além disso, a Emater/RS prestou um grande suporte à família durante todo esse tempo", comenta.

De acordo com Deise Araújo, Coordenadora de Relacionamento com o Cooperado da CERTAJA Energia, a Cooperativa está sempre atenta às possibilidades de colaborar com o desenvolvimento dos cooperados e das regiões que atende. Isso acontece através do apoio a diversas capacitações realizadas nos municípios, mas também por meio de soluções que possam contribuir para potencializar os empreendimentos locais. "Entendemos que assim conseguimos ajudá-los a alavancar os seus negócios, aumentar a produtividade e gerar mais empregos", explica.

Ivone Govoni com parte da produção (Arquivo pessoal/divulgação)

Rotina produtiva

A produção da família é contínua e conta com apoio da esposa, Ivone, e do filho, Gabriel, de 22 anos. Além disso, é diversa, com cultivo de alface, abóbora, repolho, cebola, couve-flor, entre outros itens. A produção é feita em parte por estufas, com gotejamento, outra em lavoura irrigada, e conta com entregas em diversos pontos da região.

A família escoa sua produção para os mercados Schwalm, de Sertão Santana e Cerro Grande do Sul, e diversos outros de Barão do Triunfo. Durante duas manhãs da semana, a família marca presença em feiras de produtores de Barão do Triunfo, e a cada 15 dias atende uma linha no interior do município.

Fonte: A.I Certaja Energia

Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3