https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Emater/RS-Ascar e Sicredi Pioneira assinam convênio para projeto de Conservação de Nascentes em Propriedades Rurais

Por REDAÇÃO em 26/08/2022 às 13:21:03
Foto divulgação: Emater/RS

Foto divulgação: Emater/RS

Representantes da Emater/RS-Ascar e da Sicredi Pioneira estiveram reunidos na tarde de quarta-feira (24/08) na sede da cooperativa, em Nova Petrópolis, para a formalização do convênio que prevê ações de assistência técnica e extensão rural e social, como parte do projeto de Conservação de Nascentes em Propriedades Rurais na região. Na ocasião, os participantes conheceram detalhes do programa que visa contribuir com a preservação dos recursos hídricos e ambientais, por meio da implantação de sistemas de captação de água e de nascentes e da restauração de áreas de preservações permanente (APPs) em propriedades rurais.

Previsto para ser desenvolvido nos próximos três anos, o projeto contemplará 11 municípios da região de abrangência da Sicredi Pioneira, sendo seis da área de Caxias do Sul e cinco de Lajeado. "A ideia é que sejam constituídas 11 unidades de referência técnica para implantação e manutenção de sistemas de captação e abastecimento de água", salienta o extensionista da Emater/RS-Ascar Marcelo Brandoli. Além destas, outras 55 propriedades rurais receberão visitas técnicas para estruturação de sistemas de captação e distribuição de água que possibilitarão o fornecimento do recurso para usos múltiplos das famílias rurais.

Durante a atividade, os extensionistas da Emater/RS-Ascar Neori Frozza e Marcos Schafer também repassaram as bases legais que visam a garantir a legalidade ambiental das intervenções, fornecendo ainda o passo a passo para a consolidação dos projetos. "Por normalmente se tratar de uma APP é preciso observas as resoluções que permitem a construção de estruturas para abastecimento como atividade de baixo impacto ambiental e de proteção ambiental", pontua Schafer. Os equipamentos necessários, materiais utilizados para a construção, local indicado e outros também foram apresentados.

Ao final do projeto espera-se a implantação de 11 sistemas completos de captação e distribuição da água, a restauração das APPs de 11 nascentes, a elaboração de 66 projetos técnicos, a implantação de 55 sistemas básicos de captação e distribuição de água e outras ações, que envolverão mais de 250 visitas técnicas, além da produção de diagnósticos ambientais. "Em linhas gerais a ideia é promover a conservação, de forma menos invasiva possível, com sustentabilidade e respeito ao meio ambiente", comenta Schafer. "Sabemos que o uso racional da água e a preservação de recursos hídricos são desafios para o meio rural", frisou o presidente da Sicredi Serrana, Tiago Luiz Schmitz.

Parceira do projeto, a equipe da Universidade de Caxias do Sul (UCS) fará as análises laboratoriais das águas das propriedades por meio de convênio com o Sebrae/RS para uso do Bônus Metrologia, o que possibilitará o acesso a subsídios para custeio das análises. Da mesma forma, as prefeituras dos municípios envolvidos – Caxias do Sul, Nova Petrópolis, Gramado, Alto Feliz, Vale Real, Feliz, Ivoti, Dois Irmãos, Estância Velha, Novo Hamburgo e São Leopoldo – e os sindicatos dos trabalhadores rurais também apoiarão os projetos. "É um trabalho relevante, feito em parceria, com vistas a conscientizar e a preservar um recurso tão importante", destacou a gerente da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, Sandra Dalmina.

A formalização do ato contou com a participação do extensionista da Emater/RS-Ascar Alex Corrêa, que deverá ser empossado presidente da Emater/RS nos próximos dias, além de Schmitz e outras lideranças e representantes de prefeituras. Os materiais necessários para a implantação dos sistemas serão custeados em 70% pela Sicredi Pioneira, com contrapartida dos agricultores nos 30% restantes e na mão de obra. Além de Dalmina, participaram do ato os gerentes regional e adjunto da Emater/RS-Ascar de Lajeado, Cristiano Laste e Carlos Lagemann, e o gerente adjunto da Emater/RS-Ascar, Gilberto Bonatto. Nas próximas semanas os extensionistas devem iniciar as visitas para seleção das famílias, execução de diagnósticos e coletas de dados.

Fonte: AI. Emater/RS

Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3