https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Culinária com frutas cítricas e flores comestíveis é tema de curso em Pareci Novo

Por REDAÇÃO em 26/08/2022 às 13:18:34
Foto divulgação: EMATER/RS

Foto divulgação: EMATER/RS

Geleia de rosas, cheesecake de begônias, pão de ora-pró-nobis, compota de laranja kinkan, hambúrguer vegetariano de lentilha, pastel de inhame, quiche de capuchinha, tempurá de peixinho da horta, torta de bertalha e bruschetta de cupcake de bergamota com casca. Estas foram algumas das receitas repassadas durante o curso de culinária com frutas cítricas e flores comestíveis, atividade realizada na Sociedade Cultural de Pareci Novo pela Emater/RS-Ascar e pela Prefeitura, com o apoio da cooperativa Sicredi.

O objetivo da atividade, desenvolvida por meio de três encontros – o último aconteceu na terça-feira (23/08) –, foi apresentar receitas que fossem para além do óbvio, utilizando os alimentos e os cultivos existentes na propriedade das agricultoras participantes. O ponto de partida, segundo a extensionista da Emater/RS-Ascar Miriam Trevisan, foi a última edição da Citrusflor, ocorrida em 2019. "Na época houve uma oficina semelhante com os munícipes, com elaboração de pratos que poderiam ser utilizados no dia a dia, de forma acessível e até para estimular o turismo", avalia Miriam.

Visando à 8ª Citruflor que ocorre em 2023, a capacitação terá papel importante no Baile das Soberanas, evento que está previsto para a próxima sexta-feira (02/09). "A ideia será apresentar as receitas nesta data, por meio de um coquetel, já que as 18 candidatas também estiveram envolvidas na qualificação", destaca a extensionista. Miriam lembra que o comer também envolve outros sentidos, como o olhar e o olfato. "Como somos a Cidade das Flores, a intenção foi unir todos estes elementos na hora de constituir esta ação", frisa.

Os três módulos – salgados, pães e doces – contaram com citros e flores comestíveis na receita, evitando frituras, apostando em refogados e primando pela alimentação saudável. Uma das participantes, a agricultora Iolenise Krein valorizou a atividade justamente por possibilitar essa troca de experiências. Entusiasta desse tipo de alimentação, Iolenise já produz em sua propriedade, localizada em Porto Maratá, geleias de pétalas de rosas, de hibisco, da camomila, de camélia, de flor de laranjeira e outras. "É algo diferente, o pessoal às vezes fica meio desconfiado, mas gera uma grande satisfação", comenta.

Contribuíram para a qualificação, além de Miriam, as extensionistas da Emater/RS-Ascar Rogéria Flores, Ana Cláudia Desconsi e Everaldo Vinicio da Silva. Presente em dois dos três encontros, a extensionista social da Emater/RS-Ascar Elizangela Teixeira destaca o fato de as oficinas buscarem o estímulo ao aproveitamento dos alimentos da propriedade e da alimentação saudável, mas também possibilitarem a capacitação visando a comercialização e o turismo, de forma legal, como é o caso de Iolenise que, inclusive, recebe pessoas em sua propriedade.

Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3