https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Tabaí confirmou o primeiro caso de dengue do município

Uma moradora de 18 anos do Bairro Joaquim José de Souza

Por REDAÇÃO em 05/01/2022 às 17:58:37
Foto divulgação: SMS Tabaí

Foto divulgação: SMS Tabaí

Conforme publicação em suas redes sociais no dia 03 de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde de Tabaí, informou que o município de Tabaí tinha confirmado o primeiro caso de dengue.

Após a publicação entramos em contato com a Secretaria de Saúde de Tabaí, para saber mais detalhes. A SMS enviou a seguinte nota de esclarecimento.

SMS Informa!

Conforme publicado no dia 03 de janeiro, em suas redes sociais a Secretaria Municipal de Saúde de Tabaí, informou a confirmação em teste laboratorial do primeiro caso de Dengue do município. Uma moradora do Bairro Joaquim José de Souza, feminina, 18 anos, procurou o pronto atendimento da unidade básica de saúde do município com sintomas compatíveis aos da dengue. A equipe médica fez o diagnóstico que foi confirmado pelo laboratório, a paciente foi medicada, orientada, e passa bem.

Assim que o caso foi confirmado, os (ACE) Agentes de Combate a Endemias intensificaram o trabalho de campo na busca pelo vetor Aedes Aegypti,neste primeiro momento abrangendo um raio de 150m da casa da paciente confirmada.

Amostras de larvas foram coletadas e enviadas para o LACEN-RS (Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul). Esse é o primeiro passo a ser feito na pesquisa por orientação do CEVS-RS, (Centro de Vigilância em Saúde do Rio Grande Do Sul).

Esse cronograma é feito para obter as informações necessárias, a saber, de que forma essa primeira pessoa contraiu a doença. Os resultados revelarão se o caso é autóctone ou importado.

Não havendo o vetor Aedes Aegypti nas cercanias do local, o trabalho continuará de forma preventiva, do contrário medidas que já estão sendo preparadas serão implementadas, por exemplo, mutirões de limpeza com auxílio da comunidade envolvida, ações de fortalecimento na orientação e na conscientização da população para o perigo de contaminação.

O uso de agentes químicos para o controle do vetor não é recomendado nesse primeiro momento, mas caso seja necessário, será implementado conforme orientação e supervisão do CEVS.


Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3