https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Vale apura caso suspeito da Delta

Amostragem de uma mulher de Bom Retiro do Sul, que morreu no início de agosto, foi encaminhada para análise no Rio de Janeiro. Resultado não tem prazo para ser divulgado

Por REDAÇÃO em 19/08/2021 às 09:47:21
RS tem 52 casos confirmados da variante Delta do coronavírus. Outros 90 casos prováveis estão em análise (Foto: Divulgação)

RS tem 52 casos confirmados da variante Delta do coronavírus. Outros 90 casos prováveis estão em análise (Foto: Divulgação)

A região registrou o primeiro caso suspeito da variante Delta. Trata-se de uma mulher, moradora de Bom Retiro do Sul, que morreu no início deste mês. Na retirada da amostra, o Laboratório Central do Estado (Lacen) percebeu um componente diferente e encaminhou para a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) fazer o sequenciamento genético completo.

O município não se manifesta sobre a possibilidade da chegada da nova cepa, enquanto aguarda o retorno da análise da amostra. O resultado não tem prazo para divulgação, mas a expectativa é ter a confirmação do sequenciamento até a próxima semana.

O secretário da Saúde de Bom Retiro do Sul, Paulo Marmitt, indica que o avanço da vacinação, que está em pessoas com 18 anos ou mais, será fundamental para evitar casos mais graves. "Vacinamos no último sábado 458 pessoas nessa faixa etária. Se a Delta aparecer de fato, ela pode ter uma contaminação mais rápida, mas acredito que o impacto não seja tão grande".

Marmitt também argumenta que o município sempre foi claro nas informações e que a população pode acompanhar a evolução dos casos através do "alertômetro" desenvolvido em maio deste ano. O município implementou leitos extras em abril de 2020, os quais tinham profissionais atuando de forma ativa até o início desse mês.

Estrela mantém leitos à disposição

Município vizinho a Bom Retiro do Sul, Estrela segue com sua estrutura de atendimento com leitos prontos para um eventual aumento de casos. É o que garante o secretário da Saúde Celso Kaplan. "Nós tínhamos previsto desmobilizar a estrutura no final de agosto, mas a nova variante nos preocupa. Mantemos a UTI normal, a UTI extra, os leitos todos preparados e a ala covid isolada. Se houver necessidade, nós temos tudo preparado".

Apesar de não ter nenhum caso suspeito, Kaplan reforça que o objetivo é sensibilizar a população que ainda não fez a vacina. "Nós estamos em situação de alerta. Uma variante dessas pode justamente acometer algumas pessoas que não fizeram a vacina. Essa é a nossa preocupação. Aquelas que fizeram já estão protegidas ou vão ter talvez sintomas mais leves."

Lajeado projeta circulação do vírus

A perspectiva do secretário de Saúde de Lajeado, Cláudio Klein, é que a nova variante não infecte um número elevado de pessoas. Por outro lado, ele admite ser provável que o vírus persista circulando nos próximos meses e até anos. "Entendemos muito difícil termos novamente surtos exponenciais de casos covid".

Infectologista, Klein explica que o número elevado de casos em estados como o Rio de Janeiro se deve ao baixo percentual de imunização, hoje em 56%. E compara com São Paulo, que tem um índice maior de vacinação, mas não registrou aumento expressivo de casos.

Vacinação é o caminho contra a Delta

A partir de agora os resultados das análises devem sair mais rápido. Desde a última terça-feira, 17, o Estado está fazendo sequenciamento completo das amostras. Conforme a chefe da Vigilância Epidemiológica do Centro de Vigilância em Saúde do Estado (Cevs), Tani Ranieri, isso aumenta a possibilidade de ter conhecimento das novas variantes no RS. Para ela, não existe uma forma de combater as variantes, e sim quebrar a cadeia de transmissão.

"Entre as medidas mecânicas, além dos cuidados de proteção e distanciamento, a vacinação é o que garantirá que menos pessoas sejam infectadas pelo vírus, diminuindo a possibilidade de circulação e mutação do vírus. Estudos na Europa apontam que a resposta imune à segunda dose é muito mais robusta e impede reinfecções pela Delta em quadros mais graves".

Fonte/texto: Filipe Faleiro e Jhon Tedeschi/ A. HORA

Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3