https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Empresa que investe em transmissão de energia atualiza Sema/Fepam sobre andamento das obras

Por REDAÇÃO em 18/06/2021 às 09:05:59
Secretário Viana e Marjorie Kauffmann, presidente da Fepam (primeiros à esq.), na reunião com integrantes da empresa - Foto: Priscila Valério / Ascom Sema

Secretário Viana e Marjorie Kauffmann, presidente da Fepam (primeiros à esq.), na reunião com integrantes da empresa - Foto: Priscila Valério / Ascom Sema

Representantes da companhia Mez Energia, vencedora de leilões de transmissão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), estiveram na Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) nesta quinta-feira (17/6) para apresentar o andamento das obras dos lote 4, que ligará 10 municípios, e lote 5, em Porto Alegre (leilão 1/2020), além do lote 14, em Santa Cruz do Sul (leilão 2/2018).

Os investimentos somam R$ 1 bilhão, com previsão de geração de 3 mil empregos diretos e indiretos. As obras contemplam estruturas como linhas de transmissão e subestações que, segundo a empresa, melhorarão a qualidade da energia elétrica fornecida aos clientes, contribuirão para a continuidade do fornecimento e para o desenvolvimento energético e tecnológico do RS.

O secretário Luiz Henrique Viana destacou que todas as obras da área de energia são tratadas como prioritárias pelo governo do Rio Grande do Sul, que aposta neste segmento para a retomada econômica do Estado.

"O setor energético é primordial e necessário para o desenvolvimento industrial do Estado e daremos prioridade para que as obras sejam concluídas em curto prazo", enfatizou.

Presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Marjorie Kauffmann disse que a Fepam "faz parte do grupo de trabalho que monitora o andamento das obras de projetos estruturantes, mantendo o rigor ambiental dos processos de licenciamento".

Monitoramento de projetos

Uma das primeiras ações da gestão, ainda em 2019, foi a criação de um Grupo de Trabalho (GT) que monitora o andamento dos projetos estruturantes no RS, como os de geração e transmissão de energia. O GT busca estabelecer um ambiente favorável para o desenvolvimento desses empreendimentos com a criação de uma metodologia que organiza a ordem de prioridades a partir de critérios estabelecidos e o monitoramento dos processos em licenciamento.

Periodicamente, os gestores da Sema e da Fepam se reúnem com representantes das empresas responsáveis pela execução das obras. As reuniões servem para acompanhar o andamento da emissão das licenças e a execução do plano de trabalho de cada projeto.
Essa iniciativa melhorou a interface entre os agentes públicos, empreendedores e empresas da área de energia e permitiu que os cronogramas de atuação se mantenham sincronizados, ampliando o diálogo e tornando o trabalho mais alinhado e efetivo.

A integração tem reflexo direto na redução do tempo médio de análise do licenciamento, em virtude da melhor formatação dos projetos, com ampliação no número de licenças emitidas.

Texto: Priscila Valério/Ascom Sema
Edição: Secom

Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3