https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Carreteada e Cavalgada de Cabriúva reúne aproximadamente 150 carreteiros e cavaleiros em Paverama

O evento que está na sua 13ª edição, ocorreu entre sexta e sábado, na Comunidade Católica Santo Antônio, de Cabriúva.

Por REDAÇÃO em 11/03/2024 às 14:27:17
Foto divulgação: Jorge Ramos

Foto divulgação: Jorge Ramos

Paverama recebeu neste entre a sexta, dia 8 e sábado, dia 9, mais uma edição da tradicional Carreteada e Cavalgada da Cabriúva.

Organizada pela Associação dos Moradores da Cabriúva, o evento está na sua 13ª edição, levou aproximadamente 150 carros de boi e cavaleiros à sede da Comunidade Católica Santo Antônio, no interior de Paverama.

O evento iniciou na sexta-feira, dia 8, com apresentações artísticas e confraternização entre os presentes e seguiu no sábado, dia 9, com o tradicional desfile, que contou com a presença de 104 carreteiros e 44 cavaleiros que percorreram aproximadamente 3 quilômetros nas estradas da localidade.

A carreteada foi criada para resgatar a cultura dos primeiros colonizadores descendentes de Açorianos que transportavam os produtos que colhiam e vendiam no comércio local. Depois o dono do comércio levava a mercadoria até Taquari para vender lá tudo de carroça, puxada por bois ou mulas. A mercadoria ia até o Cais do Porto para ir até Porto Alegre.

As carroças eram com as rodas de chapa, hoje foram modificadas por rodas de pneus. E o transporte é feito de caminhões. Naquele tempo a mercadoria transportada era a Soja, o feijão, o milho, a mandioca que era feita a farinha de mandioca, havia muitas atafonas que faziam a farinha.

Crédito fotos: Jorge Ramos

Clic do Vale

Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3