https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Anvisa determina intervalo para doação de sangue após infecção por dengue

Por REDAÇÃO em 05/03/2024 às 13:23:35
Pessoas que tiveram dengue comum devem aguardar 30 dias após a recuperação completa. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Pessoas que tiveram dengue comum devem aguardar 30 dias após a recuperação completa. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

As pessoas que tomaram a vacina da dengue ou tiveram a doença devem aguardar pelo menos 30 dias para doarem sangue. Para quem teve dengue hemorrĂĄgica, esse prazo aumenta para 180 dias após a recuperação total.

As orientações estão em uma nota técnica divulgada nesta terça-feira (5) pela Anvisa (AgĂȘncia Nacional de Vigilância SanitĂĄria). O documento também recomenda às pessoas que tiveram contato sexual com quem contraiu a dengue a aguardarem 30 dias para doar sangue.

Veja todas as recomendações:

– Pessoas que tiveram dengue comum devem aguardar 30 dias após a recuperação completa.

– Pessoas que tiveram dengue hemorrĂĄgica devem aguardar 180 dias após a recuperação completa.

– Pessoas que tiveram contato sexual com parceiros que contraíram dengue nos últimos 30 dias devem aguardar 30 dias após a última relação.

– Pessoas que tomaram a vacina para dengue devem aguardar 30 dias após a vacinação.

De acordo com a Anvisa, evidĂȘncias mostram que hĂĄ risco de transmissão do vírus da dengue por transfusão sanguínea (cerca de 38% de taxa de transmissão). Diante disso, os serviços de hemoterapia devem orientar os doadores sobre procedimentos em caso de contaminação pós-doação.

Nesse caso, a pessoa deve informar o hemocentro imediatamente, sobretudo se apresentar sintomas como febre ou diarreia até 14 dias após a doação. A informação é necessĂĄria para que os serviços possam resgatar eventuais hemocomponentes em estoque e acompanhar os receptores do material.

O SUL

Comunicar erro
TABAIENSE

ComentĂĄrios

CERTAJA 3