https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Câmara Municipal de Vereadores de Tabaí realizou Sessão Solene em homenagem Póstuma ao Ex-prefeito Sr. Osvaldo Pereira Machado

Realizado a décima quarta Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Vereadores de Tabaí

Por REDAÇÃO em 17/08/2023 às 09:37:48
Foto: Divulgação: Câmara de Tabaí

Foto: Divulgação: Câmara de Tabaí

Na noite do dia 16 de agosto foi realizado a décima quarta Sessão Ordinária, onde as proposição apresentadas foram apreciadas e aprovadas em plenário pelos vereadores.

Acompanhe abaixo os trabalhos aprovados.

Sessão Solene em homenagem Póstuma ao Ex-prefeito Sr. Osvaldo Pereira Machado

A câmara de Vereadores, Em sinal de respeito pela pessoa que foi e pelo grau de amizade que Vadico constituiu em vida com as pessoas dos mais diversos segmentos da sociedade, pela liderança política e o contestamento geral da sociedade tabaiense com sua partida, foi realizado uma sessão solene em sua memória, homenageando toda sua família que se fez presente, onde foi presenteada em nome da Câmara Municipal com uma carinhosa lembrança, "placa decorativa" em sinal de respeito e importância de toda a comunidade.

BIOGRAFIA

OSVALDO PEREIRA MACHADO, popularmente conhecido como Vadico, natural de Taquari, hoje município de Tabai, filho de Manoel Reis Machado e Hilda Pereira Machado. São irmãos Olivio, Oraci, Rui e Valdoi Pereira Machado. Casado com Vilma de Oliveira Machado em 23 de maio de 1970, desta união vieram os filhos Oraci, Andréia, Marcelo e Andressa.

Começou muito cedo sua vida profissional. Desde a infância já tinha suas tarefas de ajuda aos pais nos trabalhos da agricultura. Aos 15 anos de idade, passou a atuar na Serraria, Carpintaria, Descascador de arroz e Moinho de milho, que eram mantidos pela família. Um dos fatos mais marcantes durante seu trabalho foi a confecção de sua primeira carroça, que, logo depois, foi adquirida por Nivaldo Oliveira, pai da primeira Dama Tania Cardoso. Mais tarde resolveu assumir a Serraria onde passou a produzir tábuas, cruzetas para postes de energia elétrica, entre outros, permanecendo nesta atividade por 30 anos.

Na vida social, sempre gostou de futebol de campo e na juventude, atuava como atleta no Clube Real de Tabai. Foi membro ativo da Comunidade Católica São João Batista e sempre empenhou-se nas questões que beneficiassem sua localidade como um todo. Na vida pública, o ano de 1982, marca o seu ingresso. Pela primeira vez resolveu participar como candidato a Vereador, filiado ao antigo PDS, recebendo da comunidade de Tabai, 308 votos que lhe deram uma cadeira na Câmara Municipal de Vereadores de Taquari entre 1993 e 1996.

Durante este mandato se destacou como um dos principais membros da Comissão Emancipacionista que formou o município de Tabai. Posteriormente, após a emancipação politica, foi eleito o primeiro Prefeito de Tabai, sendo reeleito para o mandato seguinte. (1997/2004) (2005/2008).

Vadico conseguiu em vida realizar um dos seus grandes sonhos, conhecer a cidade de Jerusalém, corrida no ano de 2011. Realizou inestimáveis trabalhos dedicados à Comunidade Tabaiense no decorrer de sua vida como cidadão e agente politico, e a sua partida ocorrida em 23 de agosto de 2021, gerou um consternamento geral da comunidade e o sentimento de solidariedade, dor e saudade pela pessoa que foi, de conduta íntegra, respeitável líder político e de ilibado espirito público.

Os atos fúnebres desse ilustre cidadão e político, por sua história de vida e importância no município, foram realizados nesta Casa Legislativa, e hoje, nada mais justo que retribuir a ele com esta homenagem como um gesto de carinho, respeito e uma forma de minimizar a dor e enfrentar a saudade que permanece.


INDICAÇÕES:

Indicação nº 079/2023

Vereador Fabiano Capitanio de Oliveira.

Vereador indica ao Excelentíssimo Sr. Prefeito Municipal a construção de uma chapa de concreto sobre a copa e os vestiários do ginásio Vasco Pinto. A construção da chapa é para aproveitar o espaço que não está sendo usado para melhor a acomodar o público em dias de grandes eventos.

Indicação nº 080/2023

Vereador Fabiano Capitanio de Oliveira.

Vereador solicita a construção de casas populares destinados a famílias de baixa renda, residente e domiciliados no Município de Tabaí RS.

Indicação nº 081/2023

Vereador Fabiano Capitanio de Oliveira.

Vereador indica ao Sr. Prefeito que seja organizado um evento tradicionalista na semana do gaúcho o 20 de setembro.

Indicação nº 082/2023

Vereador Pedro Airton Araújo dos Santos

Indico ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, nos termos regimentais e ouvido o plenário, para que seja providenciado com a devida urgência a criação de emprego efetivo do cargo de "Fiscal de Rendas e Tributos do Município de Tabaí".

Indicação nº 083/2023

Vereador Pedro Airton Araújo dos Santos

O Vereador Pedro Airton Araújo dos Santos, INDICA ao Senhor Prefeito Municipal, na forma regimental, para que seja autorizado a construção de um galpão crioulo temporário na praça em frente à Prefeitura Municipal em comemoração a "SEMANA FARROUPILHA".

Indicação nº 084/2023

Vereador Anderson de Azevedo Vargas.

Indico ao prefeito municipal à patrolagem e colocação de saibro ou brita na estrada geral que da acesso a Vila Tabaí, indo em direção ao campo do Flamenguinho.

Esta indicação tem como finalidade otimizar o trabalho da segurança pública do nosso Município.

PEDIDO DE INFORMAÇÃO N° 019/2023 (Aprovado por Unanimidade)

O Vereador Fabiano Capitanio de Oliveira, que abaixo subscreve, em conformidade com o texto regimental, vem à presença de Vossa Senhoria encaminha este PEDIDO DE INFORMAÇÃO ao qual solicita informações a Secretaria de Saúde, quais as práticas integrativas e complementares em saúde que estão disponíveis no município do recurso que foi destinado pelo deputado federal GIOVANI CHERINI DO PL. PICS são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças, a recuperação da saúde, melhor qualidade de vida e bem-estar de indivíduos e coletividades.

PEDIDO DE INFORMAÇÃO N° 020/2023 (Aprovado por Unanimidade)

O Vereador Milton Alves da Silva, que abaixo subscreve, em conformidade com o texto regimental, vem à presença de Vossa Senhoria pedir que seja enviado ao Poder Executivo solicitando informações acerca da destinação dos valores oriundos das emendas do Deputado Lucas Redecker a área da Saúde.

Projeto de Lei 078/2023 do Executivo municipal (Aprovado por Unanimidade)

O Projeto de Lei que visa autorização para a abertura de crédito adicional especial para o Exercício de 2023 no valor de R$ 46,15. O objetivo desta abertura de crédito adicional especial na Ação 0.055, será a devolução de saldo não aplicado dos recursos da Emenda Parlamentar nº 202137930004, que foram destinados a aquisição de um veículo para uso do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Tabai/RS.

Projeto de Lei 079/2023 do Executivo municipal (Aprovado por Unanimidade)

O Projeto de Lei que visa autorização para a abertura de crédito adicional especial para o Exercício de 2023 no valor de R$ 110.100,00. O objetivo desta abertura de crédito adicional especial será para a execução de obra de pavimentação de via urbana com blocos intertravado-PVS, na Rua Manoel Darci de Oliveira (acesso a UBS Central), com extensão de 65,65 metros.

Fonte: Câmara M. V. de Tabaí



Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3