https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Entenda como a queda da taxa Selic impacta sua vida financeira

Por REDAÇÃO em 15/08/2023 às 09:55:07
Foto: Divulgação: Sicredi

Foto: Divulgação: Sicredi

É possível que ao longo dos primeiros dias de agosto você tenha ouvido falar a respeito da taxa Selic. O assunto esteve em alta em virtude de uma queda registrada após 11 meses de estabilidade. Entre agosto de 2022 e julho de 2023, a taxa se manteve no percentual de 13,75 pontos. Número que neste mês, após definição do Copom - Comitê de Política Monetária, órgão do Banco Central do Brasil, passou a 13,25%.

Mas, na prática, de que forma esta queda impacta sua vida financeira? A equipe Sicredi Ouro Branco RS/MG explica.

De forma resumida, a taxa Selic regula os juros de empréstimos e financiamentos, por consequência controla o consumo; e a rentabilidade de alguns investimentos.

O que é taxa Selic?

Conhecida como taxa básica de juros, a Selic é um dos principais índices econômicos do Brasil – e tem, portanto, grande impacto no dia a dia da população. Isso porque ela é utilizada para o cálculo de juros, influenciando taxas de empréstimos e financiamentos e a rentabilidade de investimentos. Regulamentada pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), órgão do Governo Federal, a Selic objetiva regular a inflação – incentivando ou retraindo as movimentações econômicas em nível nacional.

Como o Sistema Financeiro Nacional utiliza da variação da taxa Selic para controlar a inflação do país?

A taxa Selic, elemento-chave da política monetária do Brasil, é influenciada pela estrutura de metas de inflação estabelecida no país. O Conselho Monetário Nacional (CMN) define anualmente a meta de inflação, que serve como guia para o controle da estabilidade de preços. A partir dessa meta, o Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central entra em ação e ajusta a taxa Selic para cumprir essa meta. Se a inflação está alta, a Selic sobe para desacelerar a economia. Se a inflação está baixa, a Selic cai para estimular a atividade econômica. Esse processo ajuda a manter a estabilidade de preços e promover o crescimento econômico.

As políticas de metas de inflação foram adotadas no Brasil em meados dos anos 90. Essa abordagem foi introduzida como parte de um esforço para conter a hiperinflação que assolava o país naquele momento. O objetivo era estabelecer metas anuais para a inflação e utilizar a taxa Selic como instrumento para cumprir estas metas. Essa estratégia ajudou a promover a estabilidade de preços e ancorar as expectativas inflacionárias, contribuindo para um ambiente econômico mais controlado.

De que forma impacta sua vida financeira?

Quando ocorre a queda na taxa de juros, o acesso ao crédito é facilitado. Isso acelera o ciclo de consumo – o que aquece a economia e beneficia diversos setores. Empresários, por exemplo, têm oportunidade de expandir negócios através da busca por crédito. Pessoas físicas, por outro lado, podem apostar em financiamentos, que passam a ter juros mais atrativos.

Quais as melhores opções de investimentos nesse cenário?

Como a taxa ainda se mantém em alta, neste momento, os investimentos em renda fixa permanecem mais atrativos. Isso porque, possuem uma taxa determinada no momento da contratação do investimento.

O impacto é imediato?

Irá impactar, num primeiro momento, as pessoas que possuem contratos de crédito ou de investimento atrelados à taxa Selic. Porém, de um modo geral, o efeito da variação da taxa Selic pode levar algum tempo para ser totalmente percebido na economia. Este ajuste na Selic reflete sobre as taxas de juros e investimentos praticadas pelo mercado financeiro.

Qual a projeção para os próximos meses?

Há uma perspectiva de sequência de baixa, com projeção de um patamar próximo a 9% ao fim do ciclo. A curto prazo – considerando o ano de 2023 – a expectativa é que a Selic alcance o percentual de 11,75% ao fim do ano e 9,50% em 2024.

Tem dúvidas sobre o assunto? Nós te ajudamos!

Este período econômico pode proporcionar oportunidades para você ou para sua empresa, seja em termos de crédito ou de investimentos. Para entender mais sobre o assunto, e compreender quais as melhores alternativas para o seu perfil, procure seu gerente de conta Sicredi – com ele você terá clareza sobre a decisão e poderá mensurar o resultado que vai obter com a movimentação.

Invista na Sicredi Ouro Branco. Aqui seu dinheiro rende um mundo melhor.

Por Gerência de investimentos e Diretoria Executiva da Sicredi Ouro Branco RS/MG

Site do Sicredi Ouro Branco: Clique aqui

Redes Sociais: Facebook | Instagram | YouTube

Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3