https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Introdução ao Marketing Digital para Agricultores Familiares é tema de oficina em Estrela

Por REDAÇÃO em 05/05/2023 às 16:26:47
Foto: Divulgação: Emater/RS

Foto: Divulgação: Emater/RS

Possibilitar aos empreendedores rurais uma maior aproximação com novas tecnologias, tornando-as aliadas na hora de expandir seus negócios. Este é um dos objetivos da oficina Introdução ao Marketing Digital para Agricultores Familiares, que teve o seu primeiro módulo realizado na quinta-feira (04/05), na Câmara de Vereadores de Estrela. Na ocasião, a extensionista da Emater/RS-Ascar, Tatiane Turatti, apresentou painel sobre Fotografia de Alimentos para Comercialização.

A atividade será concluída na próxima semana, no dia 11/05, no mesmo local, com o módulo Montagem de Catálogo e Uso de Ferramenta Digital para Comercialização, que será ministrada pela extensionista da Emater/RS-Ascar Sandra Rieth. "A ideia geral foi a de apresentar essas ferramentas como uma aliada que pode aproximar produtores e consumidores", salientou Tatiane, que lembrou que as redes sociais de um empreendimento podem ser o seu atual "cartão de visitas".

Nesse sentido, uma boa fotografia é fundamental, funcionando como uma espécie de vitrine que não exige grande investimento. "E uma boa escolha de imagens, especialmente quando o assunto são os alimentos, pode ser determinante na hora de gerar interesse", ponderou a extensionista. Em sua manifestação apresentou princípios básicos para uma boa fotografia feita com o celular teorizando não apenas sobre ajuste de formatos e regra dos terços, mas também sobre a importância de um bom uso de cores, de texturas, de enquadramentos, de ângulos, de cortes e de iluminação, entre outros aspectos.

Claro que Tatiane fez questão de lembrar que a fotografia sozinha "não faz verão" se a comunicação com o cliente não for próxima, humana, de maneira a conectar os elementos. "Ninguém gosta, afinal, de conversar com uma máquina, especialmente quando o assunto é a agricultura familiar, que envolve aspectos culturais, de história, nostálgicos e outros", frisou a extensionista. "As feiras são pontos de encontro e não é por acaso que os consumidores gostam de saber o que (e quem) está por trás na produção daquele alimento", avalia.


Foto divulgação: Emater/RS

Ferramentas como Google Meu Negócio, Canva e Instagram e Whatsapp Business também entram no combo. "Às vezes esse pode ser um assunto que lá, na rotina da nossa propriedade, não damos muita bola", afirma o agricultor Jacson Jacobs, da agroindústria familiar Dorf, de Teutônia, que produz queijos artesanais vendidos nas feiras da agricultura familiar de Estrela e de Lajeado. "Mas um bom marketing, uma identidade visual de excelência não é um custo, é um investimento", completa.

A atividade foi acompanhada também por autoridades, como o vice-prefeito de Estrela João Schäfer e o supervisor da Emater/RS-Ascar Álvaro Mallmann, além dos extensionistas Lauro Bernardi, Tânia Stein e Álvaro Trierweiler. Por meio das redes sociais e de outros recursos online, o coletivo – a grande maioria integrantes da Feira Municipal local – pretende fortalecer as formas de comunicação com o mercado. "Nesse sentido, essa troca de conhecimentos e informações é um grande passo", conclui Jacobs.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Lajeado



Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3