https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

PL das Fake News pode aumentar a confusão sobre o que Ă© verdade ou mentira

Google se posiciona sobre o Projeto de Lei 2630/2020 que serĂĄ votado antes mesmo que diversos setores da sociedade, incluindo parlamentares, tenham tido acesso ao texto.

Por REDAÇÃO em 02/05/2023 às 16:33:02

A criação de uma legislação de internet com o potencial de impactar a vida de milhões de brasileiros e empresas todos os dias precisa ser feita de uma maneira colaborativa e construtiva.

O Projeto de Lei 2630/2020 pode ir à votação antes mesmo que diversos setores da sociedade, incluindo parlamentares, tenham tido acesso ao texto que serĂĄ votado. Se for aprovado do jeito que estĂĄ, o PL iria na contramão do seu objetivo original de combater a disseminação de notĂ­cias falsas.

Uma das consequĂȘncias indesejadas, por exemplo, Ă© que o PL acaba protegendo quem produz desinformação, resultando na criação de mais desinformação.

Na prĂĄtica, como resultado do PL 2630, as plataformas ficariam impedidas de remover conteĂșdo jornalĂ­stico com afirmações falsas como "A vacina de Covid-19 irĂĄ modificar o DNA dos seres humanos.", ou seja, continuariam disponĂ­veis na busca do Google e no YouTube, gerando ainda mais desinformação.

Precisamos melhorar o texto do projeto de lei. O PL das Fake News pode aumentar a desinformação no Brasil. Fale com seu deputado por aqui ou nas redes sociais ainda hoje.

Esse Ă© apenas um dos riscos presentes no texto atual do projeto. Acreditamos que podemos contribuir para melhorar o texto e minimizar consequĂȘncias indesejĂĄveis para o ambiente digital no Brasil.

Saiba como o PL 2630 pode piorar a sua internet.

Marcelo Lacerda 
Diretor de Relações Governamentais e PolĂ­ticas PĂșblicas do Google Brasil

Fonte: Google Brasil

Comunicar erro
TABAIENSE

ComentĂĄrios

CERTAJA 3