https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

CERTAJA Energia dá o primeiro passo em direção a uma frota totalmente à base de energia limpa

Por REDAÇÃO em 28/12/2022 às 13:03:53
Foto divulgação: Certaja Energia

Foto divulgação: Certaja Energia

A CERTAJA Energia encerra um ano de grandes investimentos com chave de ouro: a aquisição de um veículo 100% elétrico, o Volvo XC40 P8, apresentado aos colaboradores nesta segunda-feira, 26 de dezembro. Este é o primeiro passo de uma caminhada rumo à renovação da frota da Cooperativa, que, gradativamente, passará a ser composta por carros à base de energia limpa.

Atenta às tendências, ao aumento progressivo da infraestrutura e ao crescimento da eletromobilidade no país, a CERTAJA Energia uniu o útil ao necessário. "A Cooperativa sempre teve essa visão de melhorar a operação, reduzir custos e cuidar do meio ambiente. Temos uma frota significativa e, com esta aquisição, damos também nossa parcela de contribuição na redução das emissões", comenta o vice-presidente, Ederson Madruga.

Certajanos buscaram veículo em Caxias do Sul, no dia 15 de dezembro

Após receber adesivagem, carro foi apresentado ao colaboradores, no dia 26 de dezembro

O Volvo XC40 é o modelo elétrico mais vendido no Brasil em 2022. Foi escolhido, pela revista Quatro Rodas, como Melhor Compra 2022 na categoria de carros elétricos acima de R$ 300 mil. Sem nenhum tipo de motor a combustão ou combustível fóssil, o SUV compacto tem autonomia máxima de 418 km em ciclo misto de trajeto (cidade e rodovia), dependendo do tipo de condução do motorista.

"Escolhemos ele em função da autonomia, que viabiliza a nossa operação e tem o melhor custo-benefício", explica Madruga. O veículo oferece diversas vantagens, entre elas, o tempo de carregamento da bateria de 78 quilowatt-hora (kWh): a carga pode ir de 0% a 100% em 30 minutos, quando utilizado um carregador super rápido, de 150 quilowatt (kW). Já no carregador instalado na sede da CERTAJA Energia, de 22 kW, a duração é de cerca de quatro horas.

O desafio pela frente

O primeiro passo de um longo caminho foi dado. A frota administrativa será a primeira a passar pela renovação e tornar-se 100% elétrica. "Hoje, temos um desafio pela frente: ainda não há carros elétricos compatíveis com as SUVs utilizadas, que atendem as necessidades das equipes de Operação. Os veículos para este tipo de trabalho possuem muitas especificidades. Mas estamos realizando pesquisas constantes e sempre atentos ao mercado", destaca o vice-presidente.

Segurança e benefícios

Marcos Oliveira de Andrade, colaborador que participou do processo de pesquisa técnica entre as opções de carros elétricos disponíveis no mercado, pontua diversos benefícios do XC40. "O primeiro diz respeito à segurança e à confiabilidade dos carros da Volvo, empresa reconhecida por sua excelência nestes quesitos e por criar o cinto de segurança de três pontos", observa.

O carro também conta com câmera de 360 graus, para ajudar no estacionamento, além de um sistema de direção assistida, que mantém o veículo centrado na faixa de condução. Possui, ainda, sistema Google embutido; rastreamento e serviço de concierge 24h (call center para atender o motorista em qualquer situação); e sistema para evitar colisões, que freia o veículo em caso de colisão iminente.

Fonte: AI da Certaja

Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3