https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Estudo realizado na CERTAJA Energia é publicado em periódico no exterior

Por REDAÇÃO em 03/11/2022 às 12:18:27
Ricardo dos Santos Costa é mestre em Engenharia Elétrica

Ricardo dos Santos Costa é mestre em Engenharia Elétrica

Um estudo realizado na CERTAJA Energia rendeu mais uma publicação no exterior. O artigo "A hybrid model for investment prioritization and performance – Analysis in electrical power distribution systems*" foi publicado no periódico Journal of Control, Automation and Electrical Systems (JCAE), neste mês.

Ricardo dos Santos Costa, mestre em Engenharia Elétrica, conta que o estudo começou a ser desenvolvido em 2017 – período no qual fez estágio obrigatório na CERTAJA Energia para o curso de Engenharia Elétrica. Após a graduação, ele recebeu uma bolsa para fazer mestrado profissional, na Unisinos, e o estudo foi concluído.


"Em 2020, publicamos um artigo no Congresso Brasileiro de Automática (CBA). Nesse trabalho, abordamos uma metodologia para priorização de obras no setor de distribuição elétrica. Recebemos convite para realizar uma versão estendida deste artigo para publicação no periódico JCAE", explica.

O estudo, segundo Costa, engloba todas as fases críticas de planejamento, execução e verificação de eficácia, completando o ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Action). O trabalho permite, em trechos de rede onde houve obras e aconteceu a reincidência de falhas, que a engenharia verifique o porquê ocorreram novas falhas, o que dá espaço para melhorias em novas obras e análises de desempenho das ações efetuadas.

_______
* Um modelo híbrido para priorização e desempenho de investimentos – Análise em sistemas de distribuição de energia elétrica. O artigo é assinado por Ricardo dos Santos Costa, Paulo Ricardo da Silva Pereira, Ederson Pereira Madruga, Jorge Arthur Schneider Aranda e Jorge Luis Victória Barbosa.

Alegria e dever cumprido

Cooperado da CERTAJA Energia, Costa relata que a escolha do local para a realização do estudo foi algo natural. "Poder trazer inovações para a cooperativa que eu faço parte é uma motivação a mais para desenvolver esses estudos", destaca.

Empresário, também licenciado em Matemática, o mestre em Engenharia Elétrica celebra a publicação no exterior.

"É uma felicidade muito grande ter um trabalho publicado em uma revista tão importante para o setor. De certo modo, tenho o sentimento de dever cumprido, pois consegui colocar o meu nome e o da Cooperativa em uma revista internacional. Isso me deixa com muito orgulho."

E ele não para: em 2021 e 2022, trabalhou em sistemas de inteligência artificial aplicados a redes de distribuição de energia elétrica. "Temos um artigo que será apresentado no Congresso Latino-americano de Geração e Transmissão de Electricidade (CLAGTEE 2022), trabalho esse que contou com a parceria da CERTAJA Energia. Atualmente, estou escrevendo outros dois artigos que possuem como alvo periódicos internacionais, então, em breve, teremos mais publicações importantes", projeta.

Importância da pesquisa

Professor e coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da Unisinos, Paulo Ricardo da Silva Pereira destaca a qualificação da equipe que assina o artigo e o comprometimento de Costa no desenvolvimento de uma ferramenta útil para a Cooperativa.

Professor e coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da Unisinos, Paulo Ricardo da Silva Pereira

"Como um programa de mestrado profissional, buscamos desenvolver, no PPGEE da Unisinos, projetos aplicados para a solução de problemas das empresas. Para isso, é fundamental a colaboração dos colegas, considerando as suas experiências, tanto da academia quanto da empresa", observa.

"É uma satisfação ver os resultados desse projeto, sobretudo nessa empresa onde iniciei minha vida profissional, alcançando um reconhecimento internacional", acrescenta.

Pereira destaca que no Brasil são desenvolvidas pesquisas de qualidade e de grande relevância para os mais diversos setores. Segundo ele, artigos como esse, com pesquisa aplicada e desenvolvimento de soluções, comprovam a necessidade de valorização das instituições de ciência e tecnologia brasileiras e a importância da integração entre as universidades e as empresas.

Fonte: AI Certaja

Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3