https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Boas Práticas Agrícolas na Aplicação de Defensivos é tema de Curso em Roca Sales

Por REDAÇÃO em 13/05/2022 às 12:57:18
Foto divulgação: AI Emater/RS

Foto divulgação: AI Emater/RS

A Emater/RS-Ascar realizou na quarta e na quinta-feira (11 e 12/05) um curso de Boas Práticas Agrícolas na Aplicação de Defensivos. Parte do projeto Inspeciona/RS da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado a ação visa a reduzir os riscos de contaminação humana e ambiental que envolve esse tipo de operação agrícola, bem como reduzir os custos para os produtores no que diz respeito ao uso de herbicidas hormonais.

Com atividades teóricas e práticas, a capacitação discute desde o uso correto e seguro de agrotóxicos, passando pelas tecnologias de aplicação, até chegar a manutenção, regulagem e calibração de pulverizadores. "Durante a capacitação também estão previstas práticas que vão desde a forma correta de vestir os equipamentos de proteção individual e outras medições e simulações que envolvem a atividade", salienta o extensionista da Emater/RS-Ascar Guilherme Miritz.

Miritz explica que o objetivo é qualificar os produtores para todas as etapas que envolvem a aplicação, incluindo aí o que diz a Instrução Normativa nº 42/2021 que versa sobre o tema e que entra em vigor em junho. O documento prevê que o aplicador esteja cadastrado No Cadastro Estadual de Aplicadores de Agrotóxicos junto à Seapdr, sendo também necessária a realização de curso de boas práticas agrícolas em aplicação de agrotóxicos para esta efetivação.

Em Roca Sales há cerca de 800 produtores de milho e mais 120 de soja que, juntos, totalizam mais de 5 mil hectares plantados de área de grãos. "Só que o nosso município também se caracteriza pelo plantio de uvas, sendo a deriva uma das preocupações, já que os herbicidas hormonais influenciam diretamente em cultivos mais sensíveis", observa Miritz. "Nesse sentido, mitigar os efeitos da pulverização realizada de forma incorreta ou menos sustentével também é uma das intenções da atividade", pontua o extensionista.

E esse é justamente o caso do jovem agricultor Lucas Boaro, da localidade de Marechal Hermes, um dos 25 produtores participantes. Ao lado dos pais e do irmão, trabalha na lavoura de milho e de soja com 20 hectares plantados e silo secador próprio para a armazenagem. "Só que a gente também planta uva na mesma propriedade e se não agirmos de forma eficiente, poderemos ter muitos tipos de perdas", avalia. "Acho que buscar conhecimento sobre esse assunto nunca é demais, especialmente se for para economizar ou para reduzir os efeitos químicos das aplicações", frisa.

A próxima capacitação será realizada em Dois Lajeados, nos dias 08 e 09 de junho, em local a ser definido. Uma etapa também está prevista para o município de Teutônia, sendo as atividades ministradas pelos extensionistas Álvaro Trierweiler, Fábio Balerini, Michael Serpa e Alano Tonin, além do já citado Guilherme Miritz. As prefeituras envolvidas apoiam, bem como outras entidades, caso do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que abrigou a etapa teórica da atividade de Roca Sales.

Fonte A de I da Emater/RS-Ascar - Regional de Lajeado

Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3