https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

MĂĄscaras deveriam ser mantidas em ambientes fechados, diz especialista

Idosos e imunossuprimidos devem manter o uso de máscara como proteção contra a covid-19, mesmo em cidades onde não há mais obrigatoriedade. O...

Por REDAÇÃO em 15/03/2022 às 10:29:28
Imagem ilustrativa-Foto divulgação: Jorge Ramos

Imagem ilustrativa-Foto divulgação: Jorge Ramos

Idosos e imunossuprimidos devem manter o uso de mĂĄscara como proteção contra a covid-19, mesmo em cidades onde não hĂĄ mais obrigatoriedade. O alerta é do professor do Departamento de Biologia Celular da Universidade de BrasĂ­lia (UnB), Bergmann Morais Ribeiro.

"Na minha opinião, ainda não é o momento de liberar o uso de mĂĄscaras em ambientes fechados. Como o nĂșmero de transmissões e mortes estĂĄ diminuindo ao longo do tempo, a liberação em espaços abertos é algo natural. Mas, ainda não é o momento para espaços fechados. A variante Ômicron é muito transmissĂ­vel e hĂĄ pessoas imunossuprimidas ou idosos que, se pegarem o vĂ­rus, mesmo vacinados, correm o risco de ser hospitalizados e ter a doença de forma grave", disse. Para o professor, a liberação em espaços fechado deveria estar vinculada à queda do nĂșmero de mortes por covid-19.

Segundo Ribeiro, locais com aglomerações ainda deveriam manter a obrigatoriedade do uso de mĂĄscara, como transporte pĂșblico, comércios, teatro, cinema, feiras e shopping.

A obrigatoriedade do uso também deveria ser mantida para estudantes e professores em escolas. Outro ponto destacado pelo professor é a necessidade de que os brasileiros completem o ciclo vacinal contra a covid-19.

"A pandemia ainda não acabou. Existem outras variantes que surgiram, como a Ômicron, que aumentou o nĂșmero de infecções na Grã Bretanha, em Hong Kong e na própria China. Se não tomarmos cuidado, pode aparecer nova onda", lembrou..

Fiocruz

Para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a flexibilização de medidas protetivas contra a doença, como o uso de mĂĄscaras em locais fechados de forma irrestrita, é prematuro. De acordo com o boletim do Observatório Covid-19 divulgado pela instituição, as próximas semanas serão fundamentais para entender a dinâmica de transmissão da doença. Ainda não é possĂ­vel avaliar o efeito das festas e viagens no perĂ­odo do carnaval.

O boletim cita estudo recente que sugere que o uso de mĂĄscaras deve ser mantido por duas a dez semanas após a meta de cobertura vacinal ser atingida, entre 70% e 90%. Com o surgimento da variante Ômicron e sua maior capacidade de escape dos anticorpos, o boletim diz que as mĂĄscaras ficaram ainda mais importantes.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro
TABAIENSE

ComentĂĄrios

CERTAJA 3