https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Frente fria traz chuva e alivia o calor nos próximos dias

Mudança no tempo ocorre entre amanhã e quinta. Fenômeno climático rompe bolha de calor responsável por temperatura acima de 40°C e reforça condição de chuva generalizada

Por REDAÇÃO em 25/01/2022 às 09:44:11
Foto divulgação: Jorge Ramos(Arquivos)

Foto divulgação: Jorge Ramos(Arquivos)

O avanço de uma frente fria deve dar fim ao calor extremo enfrentado nas últimas duas semanas. Neste período, a máxima em Lajeado alcançou 42,4°C e superou recordes de temperatura em décadas. A mudança nas condições do tempo também traz expectativa de chuva generalizada, com acumulados entre 20 e 30 milímetros.

Antes do alívio, ainda há chance de tempo severo devido ao calor e maior umidade no ar. Essa chuva rápida e localizada pode vir acompanhada de vento forte e queda de granizo. Os temporais em pequenos núcleos têm sido mais frequentes nos últimos dias. Por consequência, danos em residências, queda de postes de energia e prejuízos aos moradores.

A partir de amanhã a frente fria rompe a bolha de calor e a tendência é de características normais do verão com temperatura na faixa de 30 graus, pelo menos até o fim de semana. "Cidades do RS podem registrar máxima ao redor de 40º na tarde de quarta-feira e 24 horas depois, marcas entre 27°C ou 28°C", avalia a meteorologista da MetSul, Estael Sias.

Em aspectos gerais, a massa de ar frio no verão não representa extremos. A redução de temperatura garante condições agradáveis e pouco abaixo da média por alguns dias. Áreas mais elevadas, a exemplo das microrregiões de Arvorezinha e Boqueirão do Leão podem ter mínima de 13°C na sexta-feira, 28.

"Sempre que vem uma mudança de temperatura tão radical surge o questionamento se a mudança não vai se dar com temporais muito fortes. A dúvida faz todo o sentido porque ar quente significa injeção de energia na atmosfera e a forma de o sistema atmosférico liberar tal energia é por chuva e temporais", alerta Estael.

Por isso, na passagem da frente fria também podem ocorrer episódios de chuva localmente forte a torrencial com elevados volumes em curto período. Essa condição ainda não é a ideal para dar fim ao cenário de estiagem, que requer chuva mais frequente e melhor distribuída, mas contribui na recuperação de lavouras.

Alerta de temporais

A estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou rajadas de vento de 70km/h na tarde de sexta-feira, 21. O temporal trouxe maiores danos na área central do Vale. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Lajeado, Gilmar Queiroz, pelo menos 12 imóveis tiveram perdas por destelhamento. No bairro Florestal, a cobertura de prédio foi arrancada pela força do vento.

"Várias residências ficaram sem energia elétrica e ruas bloqueadas com a queda de árvores. Atuamos na limpeza a auxílio às famílias com distribuição de lonas", destaca Queiroz. Ainda segundo ele, a Defesa Civil monitora a possibilidade de novos temporais entre hoje e amanhã.

De acordo com Queiroz, os núcleos de temporais se formam em poucos minutos e não há como prever a área de impacto. "É pequena a probabilidade de fenômenos extremos, mas por se tratar de previsão e não precisão, é necessário ficar alerta."

Previsão do tempo

Hoje

MÍN: 26º
MÁX: 40º

O dia começa ensolarado, porém entre a tarde e a noite, áreas de instabilidade podem provocar pancadas de chuva isoladas, típicas de verão. A temperatura apresenta rápida elevação e confere mais um dia de muito calor e abafamento.

Amanhã

MÍN: 24º
MÁX: 38º

O sol ainda aparece no Vale. Mas, devido ao avanço de uma frente fria, a nebulosidade aumenta no decorrer do dia e ocorrem pancadas de chuva. Há risco de chuva forte e temporais isolados, acompanhados de fortes rajadas de vento e raios. A temperatura fica elevada sobretudo antes da mudança do tempo.

Fonte: A. Hora

INFORME COMERCIAL:


Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3