https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Família de Cruzeiro do Sul participa de evento sobre novas cultivares de aipim

Por REDAÇÃO em 31/07/2021 às 09:12:15
A família Olbermann, de Cruzeiro do Sul, participou na noite de quinta-feira (29/07) de um evento virtual sobre novas cultivares de aipim. Organizada pela Emater/RS-Ascar-Foto divulgação: Emater/RS

A família Olbermann, de Cruzeiro do Sul, participou na noite de quinta-feira (29/07) de um evento virtual sobre novas cultivares de aipim. Organizada pela Emater/RS-Ascar-Foto divulgação: Emater/RS

A família Olbermann, de Cruzeiro do Sul, participou na noite de quinta-feira (29/07) de um evento virtual sobre novas cultivares de aipim. Organizada pela Emater/RS-Ascar – que atua vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado -, e com o nome de Prosa Virtual, a atividade foi acompanhada por mais de 70 pessoas, entre produtores, representantes de entidades, lideranças e técnicos. O objetivo do encontro foi o de apresentar um relato de experiência sobre o potencial de uso de novas variedades de aipim, seu cultivo, avaliação da produtividade e usos na culinária.

Responsável pela agroindústria familiar C.A – que, desde 2012, comercializa aipim descascado -, a família está em constante busca por aprimorar a qualidade do produto que oferece. Nesse sentido, a ideia da lavoura experimental - que teve início no primeiro semestre, a partir da obtenção de materiais genéticos para testes junto à Epagri, de Santa Catarina -, serve para observar o comportamento das variedades, desde o seu plantio até a colheita e o cozimento. "Afinal de contas, a gente sabe que a aceitação ou não deste ou daquele alimento parte do consumidor, que é o balizador da qualidade", destaca o agricultor Claudionei Olbermann.

Na propriedade foram plantadas variedades diversas, como as BRS 399, 390 e 396, Uirapuru, Ajubá, Sempre Pronto, Guapo, Gema de Ovo, Torres e Vassourinha. Além do manejo a partir da implantação das manivas, com o controle de plantas espontâneas e de pragas, a equipe da Emater/RS-Ascar realizou a análise de solo no local. "Durante a avaliação, foram analisadas a coloração da raiz, a firmeza, a fibrosidade e o sabor, além do tempo de cozimento durante o processo", destacou a extensionista da Emater/RS-Ascar Leticia Mairesse que apresentou, acompanhada do colega Maurício Antoniolli, os resultados em uma planilha.

Como parte do trabalho, também foi abordada a conservação das ramas e a condição ideal para o armazenamento destas, que também ficam disponíveis para quem desejar replicar a experiência em suas propriedades. "Cruzeiro do Sul tem uma história no cultivo de mandioca e essa avaliação de desempenho e de adaptabilidade das variedades também é uma forma de evitar que os agricultores, especialmente os que comercializam via agroindústrias familiares, se tornem vulneráveis por trabalhar com apenas uma cultivar", reforça o extensionista da Emater/RS-Ascar Lauro Bernardi.

Aliás, na contramão dos números estaduais, os vales do Taquari e Caí têm se destacado quando o assunto é aumento de área plantada, que saltou de 1540 para 1928 hectares, de 2014 para cá – cerca de 25%, de acordo com levantamento olerícola feito pela Emater/RS-Ascar. Já a produtividade teve um avanço de 13,7% no período, indo de 14.011para 15.944 quilos por hectare. O número de famílias envolvidas na atividade, de forma comercial, também aumentou, indo de 1.032 para 1.194. Juntas, elas ampliaram a produção de 21.588 para 30.738 quilos no mesmo período.

"Ao cabo trata-se de um produto com amplo potencial nutricional que, não por acaso, foi escolhido o alimento do Século pela FAO", recordou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Marcos Hinrichsen, presente na atividade. Outras lideranças, como o gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar, Carlos Lagemann, também participaram da atividade, reforçando a importância da ação. Dúvidas sobre o tema podem ser tiradas nos escritórios da Emater/RS-Ascar.

Fonte: A de I da Emater/RS-Ascar - Regional de Lajeado

Jornalista Tiago Bald

Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3