https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

PolĂ­cia deflagra operação no Vale do Taquari contra quadrilha que falsificava seguros do DPVAT

Por REDAÇÃO em 12/05/2021 às 08:41:22
Objetivo é desarticular uma organização criminosa com a base de atuação no Vale do Taquari Foto: Polícia Civil/Divulgação

Objetivo é desarticular uma organização criminosa com a base de atuação no Vale do Taquari Foto: Polícia Civil/Divulgação

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quarta-feira (12), a Operação Aleteia, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa com a base de atuação no Vale do Taquari, mas que também cometeu ilícitos em outros municípios do Rio Grande do Sul.

As ações do grupo visavam o cometimento de falsificação de documentos e estelionatos, cuja especialidade eram estelionatos contra seguros. Através de inúmeras formas de falsificação de documentos, aliciamento de peritos, falsidade ideológica, registros de ocorrĂȘncias inautĂȘnticos e por meio de um estruturado e hierarquizado esquema, encaminhavam pedidos de pagamento de seguros do DPVAT, que sabiam serem ilegítimos.

Com investigação da Draco (Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas) de Lajeado e com apoio da Brigada Militar e das Delegacias de Polícia da 19ÂȘ DPR, foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão em residĂȘncias e empresas dos acusados. Foram um ano e meio de investigações.

Tramitam na Draco/Lajeado cerca de 90 inquéritos policiais para apuração das referidas fraudes, com início nos anos de 2014 a 2021, sendo que alguns outros jĂĄ foram remetidos à justiça (06 de 2014; 17 de 2015; 02 de 2016; 14 de 2017; 11 de 2018; 10 de 2019; 10 de 2020 e 20 de 2021). Muitos desses inquéritos foram originados por "notícias-crime" oriundas da seguradora administradora do seguro DPVAT.

Os policiais civis realizaram diligĂȘncias, oitivas e busca por provas contra os envolvidos, culminando na identificação de seis grupos que agiam na região, sendo que a maioria interligados na prĂĄtica dos estelionatos.

Os policiais conseguiram provas de que laudos médicos foram adulterados para que a organização pudesse ganhar valores bem acima do que as reais lesões das vítimas. Em muitos casos as vítimas, sequer tinham se ferido em acidentes de trânsito. Além disso, carimbos e receituĂĄrios médicos foram adulterados para burlar a segurança da seguradora, responsĂĄvel pelo pagamento dos seguros DPVAT.

A seguradora, que era responsĂĄvel pelo gerenciamento do sistema do DPVAT, informou aos policiais civis que, em 2018 e 2019, os grupos investigados haviam recebido cerca de 5 milhões de reais em pagamentos de seguros do DPVAT. Contudo, pelo volume de encaminhamentos de pedidos de seguro, acredita-se que o valor recebido pelos grupos investigados, nos últimos 4 anos, pode chegar ao valor de 8 milhões de reais.

Muitos dos integrantes possuem bens incompatíveis com os rendimentos conhecidos. Um casal integrante de um dos grupos, por exemplo, tem uma residĂȘncia anunciada para a venda por 900 mil reais.

Nos anos de 2020 e 2021, com a pandemia de Covid-19, as fraudes se acentuaram, face à ausĂȘncia de contato físico entre as vítimas e os fraudadores. Ou seja, os registros, notas de despesas, exames e demais documentos eram encaminhados via eletrônica pelas vítimas que não sabiam das adulterações realizadas pelo grupo, a fim de que o pagamento do seguro DPVAT fosse majorado.

O SUL

Comunicar erro
TABAIENSE

ComentĂĄrios

CERTAJA 3