https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Moradora de Taquari precisa de doação de sangue

Diagnosticada com leucemia, Aryela Cezimbra está internada no Hospital de Clínicas de Porto Alegre desde o início do mês

Por REDAÇÃO em 19/03/2021 às 09:52:11
Aryela deve ficar internada no Hospital de Clínicas por pelo menos 40 dias Foto: Divulgação

Aryela deve ficar internada no Hospital de Clínicas por pelo menos 40 dias Foto: Divulgação

A menina Aryela Cezimbra Schnorenberger Borba, de 10 anos, foi diagnosticada com leucemia linfóide aguda tipo B no início deste mês. Ela está internada no Hospital de Clínicas, em Porto Alegre, e pede a ajuda da comunidade para a doação de sangue.

A mãe, Sabrina Cezimbra, explica que, até agora, a filha precisou apenas de uma transfusão, mas já utilizou diversas bolsas de plasma, um componente retirado do sangue. Segundo ela, para compor uma bolsa de plasma, é preciso quatro doadores. "Teve um dia em que ela precisou de três bolsas, isso são 12 doadores, por isso precisamos da ajuda de todos que puderem doar", afirma Sabrina.

Aryela começou a apresentar sintomas no dia 2 de fevereiro. Ela tinha muita dor nas costas, mas os médicos achavam ser um fenômeno hormonal. As dores permaneceram e começaram também a aparecer hematomas, além do baço e fígado inchados. Um pouco antes de ir ao hospital, ela também teve sangramentos e apresentou febre.

Depois de passar por inúmeras avaliações médicas, a família enviou os exames para uma médica de Porto Alegre e pouco tempo depois a menina foi internada no Hospital de Clínicas. Desde o dia 10 ela está sendo tratada na entidade e deve receber a primeira sessão de quimioterapia sanguínea na próxima segunda-feira. Serão quatro sessões e pelo menos 40 dias no hospital até saberem se o procedimento deu resultado e se a medula foi recuperada.

O pedido de doações é para o Hospital de Clínicas que teve uma queda de doadores durante a pandemia, e que precisa repor as bolsas utilizadas por Aryela. Nesta semana, um grupo de cerca de 30 militares que são colegas de trabalho do pai da menina foram doar.

O tipo sanguíneo dela é A positivo, mas para a retirada do plasma, qualquer doação é bem-vinda. A comunidade taquariense se engajou na campanha de doações e a família de Aryela criou um perfil nas redes sociais @aryela_cezimbra para dar notícias.

"Quem puder fazer a doação, tirar esse tempinho, será de grande ajuda para nós. Somos muito gratos pelas pessoas que estão doando", afirma Sabrina.

Como fazer a doação

As doações para o Hospital de Clínicas devem ser agendadas pelo número (51) 3359 8504 ou pelo WhatsApp (51) 998225419. O hemocentro fica na Rua São Manoel, 543, em Porto Alegre. Quem já teve covid também pode doar, mas deve informar a data que positivou na hora de agendar. O agendamento também pode ser feito de forma online pelo site do hospital.

Crédito: A. Hora


Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3