https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

RS terá terça-feira com abafamento e instabilidade

Máximas não se elevam tanto, mas tempo úmido vai gerar desconforto em vários pontos

Por REDAÇÃO em 09/01/2024 às 10:54:23
Foto divulgação/reprodução

Foto divulgação/reprodução

O tempo vai seguir instável no Rio Grande do Sul, nesta terça-feira, dia 9. Chove na maioria das regiões no decorrer do dia, mas não em todas as cidades gaúchas. Uma massa de ar quente e úmido de origem tropical atua, proporcionando a instabilidade.

A chuva vai afetar nesta terça mais pontos do Oeste, do Centro e da Metade Norte gaúcha. No Sul do estado, o tempo firme predomina. Apesar da instabilidade, aberturas de sol ocorrem em vários pontos. O dia será quente e abafado, mas na maior parte das cidades as máximas não excedem os 30ºC.

No Vale do Taquari, os termômetros variam entre 23ºC e 34ºC.

Temporais isolados devem seguir ocorrendo no RS, entretanto a MetSul Meteorologia enfatiza que são ocorrências pontuais e localizadas. A massa de ar quente e úmido sobre o estado favorece a formação de nuvens carregadas, de maior desenvolvimento vertical, capazes de gerar chuva forte a intensa e vendavais localizados.

De acordo com os dados, a Metade Oeste gaúcha deve ser a região a ser mais afetada. Preocupam os indicativos pelos modelos numéricos de chuva excessiva em parte do estado até o final da semana. Os acumulados indicados pelo WRF, o modelo de alta resolução, atingem de 100 mm a 200 mm em diferentes pontos do Centro para o Oeste gaúcho. São volumes excepcionalmente altos para apenas dois a três dias, suficiente para provocar alagamentos e inundações, além da elevação de rios e córregos.

MetSul / NIH Univates/ Giro do Vale


Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3