https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Ciclone extratropical deve atingir o Rio Grande do Sul na véspera do Natal

Por REDAÇÃO em 24/12/2023 às 11:21:46
Foto divulgação: Jorge Ramos - Arquivo pessoal

Foto divulgação: Jorge Ramos - Arquivo pessoal

Um ciclone extratropical deve atingir a Região Sul do País, sobretudo o Rio Grande do Sul, e parte do Uruguai entre o fim deste domingo (24) e a madrugada desta segunda-feira (25). As informações são do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Áreas de instabilidade formadas pela alta umidade e pelo calor registrado de sexta-feira (22) ao domingo provocarão temporais no centro-sul brasileiro, o que antecede a formação do ciclone.

No sábado (23), a previsão era de que o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e algumas regiões do Sudeste fossem atingidos por tempestades, ainda conforme informações do instituto.

Nessas áreas, também há a possibilidade de rajadas de vento acima dos 70 km/h. Por causa das chuvas que atingiram o Estado na sexta-feira, a Defesa Civil emitiu um alerta de temporais com ventos fortes, descargas elétricas e possível queda de granizo.

Tragédias climáticas

O Rio Grande do Sul sofreu com tragédias climáticas nos últimos quatro meses. Fortes chuvas e um ciclone afetaram o estado ao e deixaram ao menos 50 mortos em setembro.

Devido ao fenômeno, setembro foi o mês mais chuvoso de Porto Alegre em mais de 107 anos, segundo o Inmet. As medições do instituto começaram em 1916. Os temporais voltaram a atingir o estado em novembro, sobretudo a capital gaúcha. Cinco pessoas morreram e mais de 28 mil deixaram suas casas.

O lago Guaíba, que costeia a capital gaúcha chegou a atingir a marca de 3,44 metros, o maior nível registrado em 82 anos.

O SUL


Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3