https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

RS terá sequência de dias com possibilidade de temporais, e altos volumes de chuva

Temporais isolados podem provocar chuva intensa com elevada precipitação em curtos intervalos

Por REDAÇÃO em 11/11/2023 às 08:55:37
Foto divulgação: Jorge Ramos - Arquivo pessoal

Foto divulgação: Jorge Ramos - Arquivo pessoal

A MetSul Meteorologia reforça o alerta sobre uma longa sequência de dias com risco de temporais isolados no sul do Brasil e volumes elevados a excessivos de chuva no Rio Grande do Sul. Neste fim de semana e durante a próxima semana, as condições serão favoráveis ao registro de tempestades localizadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná.

Na Metade Norte gaúcha, em diferentes cidades pode chover mais entre 200 mm e 300 mm com marcas isoladamente superiores somente nos próximos cinco a sete dias. Haverá vários períodos de chuva forte a torrencial com altos volumes em curto período.

Os temporais isolados podem provocar chuva intensa com elevados volumes em curtos intervalos, rajadas de vento fortes e ainda queda de granizo. A instabilidade deste fim de semana e de grande parte da semana que vem vai se dar no sul do Brasil sob uma atmosfera aquecida, o que aumenta o potencial para temporais localmente fortes a severos com risco de danos, especialmente por vendavais localizados. Com o ar muito quente em altitude, podem se formar células ou supercélulas de tempestades capazes de gerar fenômenos mais severos. Embora a perspectiva de temporais localizados de vento forte e granizo, o que mais preocupa é a chuva.

Os acumulados de precipitação previstos são muito altos para os próximos dias na maioria das regiões gaúchas, a maior parte de Santa Catarina e parte do Paraná. A Grande Porto Alegre, incluindo a Capital, também terá volumes altos, especialmente na primeira metade da semana. Sob o cenário de precipitação que se apresenta, a MetSul reitera a advertência sobre elevado risco de cheias de rios, inundações e alagamentos em área urbanas e rurais, deslizamentos de terra e quedas de barreiras. Estes impactos para a população serão especialmente sentidos em municípios da Metade Norte gaúcha e de Santa Catarina.

Neste sábado, dia 11, o sol aparece com nuvens em grande parte do Estado. Áreas de instabilidade trazem chuva e trovoadas para pontos do Sul e do Oeste, perto da fronteira com o Uruguai, de manhã. Da tarde para a noite, a instabilidade avança e atinge a maioria das cidades gaúchas. Antes da instabilidade, a temperatura estará muito alta na Metade Norte gaúcha com calor intenso. No Vale do Taquari ,a variação de temperatura fica entre 21ºC / 32°C.

MetSul / NIH Univates
Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3