https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Rio Grande do Sul confirma 21 mortes em função dos temporais, o maior volume de óbitos em evento climático no Estado

Por REDAÇÃO em 05/09/2023 às 17:36:34
Este é o maior volume de mortes em evento climático no Estado. Foto: Defesa Civil/Divulgação

Este é o maior volume de mortes em evento climático no Estado. Foto: Defesa Civil/Divulgação

O governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite confirmou na tarde desta terça-feira (05), 21 mortes em decorrência dos fortes temporais que castigaram a região Sul do Brasil desde domingo (03). Este é o maior volume de mortes em evento climático no Estado.

Segundo informações da Defesa Civil estadual, o Corpo de Bombeiros encontrou 15 corpos ao vistoria uma casa no município de Muçum, na região Central. A cidade está completamente interditada. Os quatro acessos que ligam a região para outros munícipios estão fechados. Não há sinal de telefone e, por precaução, a energia elétrica foi cortada. O município de cerca de 5 mil habitantes está 85% submerso em função do nível da água do rio Taquari.

Até a confirmação dos 15 óbitos em Muçum, o governo estadual havia informado seis mortes. A última vítima confirmada era uma mulher que estava sendo resgatada por um socorrista em Lajeado, no Vale do Taquari. O cabo em que ela e o socorrista estavam se rompeu e os dois caíram no rio Taquari. A mulher não resistiu e faleceu. O socorrista, brigadiano, foi encaminhado ao hospital com ferimentos, mas não corre risco de morte.

A informação foi dada diretamente pelo governador Eduardo Leite que lamentou profundamente mais esta perda e disse que todos os esforços estão centrados em salvar vidas.

"Até agora, 55 municípios já registraram danos por conta das chuvas dos últimos dias aqui no RS. Estamos mobilizados para resgatar as famílias que ficaram ilhadas e preservar as vidas nesse primeiro momento. Essa é a nossa prioridade", disse o governador gaúcho.

O quinto óbito foi de Moacir Engster, de 58 anos, atingido por uma descarga elétrica na manhã desta terça-feira, quando auxiliava um vizinho a retirar móveis de casa por conta da enchente no município de Estrela, também no Vale do Taquari. Moacir é pai de um secretário municipal de Teutônia, cidade vizinha, que confirmou a morte.

A Defesa Civil já havia confirmado quatro mortes – duas delas de um casal, em Ibiraiaras, e as demais de dois homens, em Mato Castelhano e Passo Fundo. Os três primeiros – Delve Francescatto, de 50 anos, Ironi de Fátima Godoi Francescatto, de 44, e Cristiano Schusler, de 41, perderam a vida dentro de veículos levados pela correnteza e o último – Neri Roberto Gonçalves da Silva, de 67 – morreu vítima de descarga elétrica.

O SUL


Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3