https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Tem início o Curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural de Teutônia

Por REDAÇÃO em 21/07/2023 às 10:35:47
Foto: Divulgação: Emater/RS

Foto: Divulgação: Emater/RS

Vinte e três jovens com inúmeros sonhos e muita vontade de construir um futuro melhor. Esta foi a impressão que ficou ao final do primeiro dia do primeiro módulo do Curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural, realizado nesta quarta-feira (19/07), em Teutônia. Organizado pela Emater/RS-Ascar e pelo Colégio Teutônia com o apoio das cooperativas Certel e Sicredi, a qualificação busca contribuir na construção de possibilidades de permanência dos jovens no meio rural para serem protagonistas do processo de desenvolvimento socioeconômico e ambiental, reforçando perspectivas de sucessão rural.

Dividida em seis módulos, a capacitação, que segue nesta quinta-feira (20/07), terá encontros mensais e se estenderá até dezembro, com diversas atividades teóricas e práticas que envolverão palestras, oficinas, visitas, dias de campo e outras metodologias. "A ideia é olhar para a juventude rural em toda a sua complexidade, focando em aspectos sociais, culturais, ambientais e tecnológicos", explica a extensionista da Emater/RS-Ascar Elizangela Teixeira, que lembra ainda que este é um dos desafios atuais e um dos focos da Instituição. Neste primeiro curso participam jovens de Barão, Fazenda Vilanova, Estrela, Poço das Antas e Teutônia.

Elizangela explica ainda que a intenção é construir de forma coletiva. "O que se busca é desenvolver as aptidões dos jovens na unidade de produção familiar, assessorando-os na elaboração, implantação e execução de projetos de atividades agropecuárias", salienta a extensionista. De forma complementar, o coordenador do Centro de Treinamento de Agricultores de Teutônia (Certa), Maicon Berwanger, afirma que um dos objetivos é formar uma nova geração de agricultores. "Aos instrutores, caberá fornecer o embasamento técnico para a resolução de questões, sejam administrativas ou operacionais, que envolvam a propriedade" avalia.

Com encontros mensais, a capacitação terá assuntos diversos, que vão desde relacionamento intrafamiliar com ênfase em questões geracionais e de gênero, passando por diagnósticos da propriedade rural e cenários da agricultura familiar, até chegar a práticas ambientais e gestão da propriedade. "No cerne da qualificação, também estarão oportunidades em sistemas de produção vegetal e animal, além de debates sobre turismo rural, agroindústria familiar, agroecologia e importância do associativismo", comenta Elizangela.

"No primeiro módulo a intenção foi a de "quebrar o gelo", estimulando-os a se expressar", observou Maicon. Nesse sentido foram muitas as dinâmicas de acolhimento, palestras motivacionais, rodas de conversa, entregas de materiais e acordos de convivência. Já a "dinâmica dos sonhos" mobilizou as famílias para uma reflexão sobre a importância de se manter motivado, especialmente no que diz respeito às perspectivas de futuro. "Para isso, pais e filhos anotaram em tarjetas o que idealizam para os filhos, seus anseios, desejos para os anos vindouros", destacou Elizangela.

Para muitos pais esse foi um momento de olhar para si – para suas histórias e trajetórias – expressando intenções para o futuro dos filhos. "Em muitos casos a gente deseja que o filho fique "embaixo da nossa asa" e esses momentos servem para que tenhamos clareza sobre esse processo que envolve a independência deles", avalia Anelise, mãe da jovem Sabrina Petter. "O que a gente quer é que eles sejam felizes, sejam quais forem suas escolhas", completa a agricultora. Sabrina concorda com a mãe, ao afirmar que "sonha em tomar boas decisões, ter estabilidade financeira e ter conhecimento para ter uma boa qualidade de vida", frisa.

O dia seguiu com palestra "Cenários da agricultura familiar: sistemas agrários e oportunidades de empreendedorismo", ministrada pelo extensionista da Emater/RS-Ascar Diego Barden dos Santos e painel sobre "Valorização do rural" apresentada pela extensionista da Emater/RS-Ascar Clarice Bock. No segundo dia do módulo I, os cursistas conhecerão fundamentos e ferramentas para construção do diagnóstico de uma propriedade, ficando como "tema de casa" a elaboração de diagnóstico das suas propriedades, aplicando as ferramentas aprendidas no primeiro encontro.

A abertura do Curso contou com a presença de diversas autoridades, estando entre elas a presidente da Emater/RS, Mara Saalfeld, o prefeito de Teutônia Celso Forneck, o presidente da Sicredi Ouro Branco Neori Abel, o vice-presidente da Cooperativa Certel, Daniel Luis Sechi, o diretor do Colégio Teutônia Mauro Alberto Nüske e o presidente do Certa, Marco Aurélio Weber, além de outros prefeitos, secretários e representantes de entidades. Em sua manifestação, a presidente da Emater/RS mencionou que este é um "gol de placa" construído a muitas mãos. "É um processo de pensar no futuro, refletir sobre escolhas, oportunidades e outras possibilidades", frisou.

Programação

Módulo II (23 e 24/ago): Agricultura e meio ambiente

Módulo III (14 e 15/set): Gestão da propriedade rural

Módulo IV (18 e 19/out): Oportunidades e soluções para a agricultura familiar

Módulo V (21 e 22/nov): Segurança alimentar e produção de alimentos para o autoconsumo

Módulo VI (13 e 14/dez): Consolidação do conhecimento

AI EMATER/RS

Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3