https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Seminário regional em Teutônia debaterá Manejo Integrado em Lavouras e Apicultura

Por REDAÇÃO em 10/07/2023 às 18:06:18
Foto: Divulgação: Emater/RS

Foto: Divulgação: Emater/RS

Estabelecer um diálogo harmônico e integrado entre o agronegócio e a apicultura. Este é um dos objetivos do Seminário Regional de Manejo Integrado em Lavouras e Apicultura – evento que ocorre no dia 18 de julho, a partir das 8h30, na comunidade Martin Luther do Bairro Languiru, em Teutônia. Organizada pela Emater/RS-Ascar e Associação Teutoniense de Apicultores (ATA), a atividade visa a debater alternativas para o combate da mortandade de abelhas que, em muitos casos, está ligada ao uso desenfreado de agrotóxicos.

"Nesse sentido o Seminário tem extrema importância, já que as abelhas têm papel fundamental para o processo de polinização e, consequentemente, para a manutenção da biodiversidade", pontua o responsável técnico da ATA Adilson Cord. Indo ao encontro do que diz Adilson, o extensionista da Emater/RS-Ascar Carlos Fries salienta que a intenção do encontro é buscar soluções sem que haja prejuízos em qualquer das partes. "Hoje em dia há estudos que indicam a possibilidade de consorciar o cultivo de grãos em lavouras visitadas por abelhas em um tipo de manejo que tem impacto muito positivo", analisa.

Como exemplo, cita o amplo trabalho estadual realizado pelas equipes da Emater/RS-Ascar em todo Estado como parte da política pública de Manejo Integrado, de Pragas, Doenças e Plantas Daninhas (MIP), que buscava justamente um uso eficiente e econômico de agroquímicos, que teria como consequência justamente uma agricultura mais equilibrada. "Em um cenário de preços elevados de insumos e de debates permanentes sobre a busca por uma agricultura mais sustentável, é possível observar que há um diálogo entre todos esses temas", avalia Fries.

Foto divulgação: Emater/RS

Em sua análise as duas palestras do dia, com os temas "Estratégias de manejo de plantas daninhas de difícil controle", ministrada pela professora da área de Herbologia da faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) Catarine Markus e "Soja e Abelhas: Uma Integração Harmônica Possível", apresentada pelo pesquisador da Embrapa Décio Luiz Gazzoni são complementares. "As pesquisas mostram que é possível produzir mais soja e ainda preservar as abelhas a partir do manejo correto", analisa o extensionista.

O evento, que contará ainda com mesa redonda para debates e almoço no local, está com inscrições abertas até quinta-feira (13/07) pelo site https://forms.office.com/r/kEv7NeqLSW. O patrocínio é da Cooperativa Sicredi, da Cooperativa Agroindustrial São Jacó LTDA (Cooperagri) e Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob). O apoio é da Prefeitura Municipal de Teutônia. Outras informações podem ser obtidas com a equipes da Emater/RS-Ascar do município.

Programação

8h30 – Recepção

9h – Estratégias de Manejo de Plantas Daninhas de Difícil Controle. Catarine Markus – Professora da área de Herbologia da Faculdade de Agronomia da UFGRS

9h50 – Soja e Abelhas: Uma Integração Harmônica Possível. Décio Luiz Gazzoni – Pesquisador da Embrapa

10h40 – Mesa redonda

11h45 – Encerramento

12h – Almoço

EMATER/RS


Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3