https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Terceira Feira de Troca de Mudas e Sementes de Bom Princípio fortalece debate sobre alimentação saudável e uso medicinal das plantas

Por REDAÇÃO em 12/05/2023 às 16:37:36
Foto: Divulgação: Emater/RS

Foto: Divulgação: Emater/RS

Possibilitar a troca de sementes, mudas, galhos, ramos e raízes de variedades crioulas e também estimular a troca de conhecimentos e saberes sobre temas ligados à alimentação saudável e ao uso medicinal de plantas. Estes foram alguns dos objetivos da terceira edição da Feira de Troca de Mudas e Sementes de Bom Princípio, evento realizado na tarde de quinta-feira (11/05), na Praça dos Ipês, no largo da Prefeitura Municipal.

Na ocasião, mais de 300 pessoas acompanharam a atividade que contou com troca-troca, venda e doação de variedades crioulas, comercialização de artesanato e de produtos da agricultura familiar, relatos de experiências, mostras culturais e outras ações. "A intenção geral é mobilizar, incentivar e capacitar o público para o uso das plantas, especialmente as medicinais, que foram o tema central desse ano", salienta a extensionista da Emater/RS-Ascar Elisete Girotto.

Para Elisete, as famílias da agricultura familiar são fundamentais para a manutenção deste verdadeiro patrimônio genético que são as espécies crioulas. "A nós, cabe estimular esse público para que se possa fazer a ponte entre o rural e o urbano, de forma a estreitar laços e contribuir para a segurança alimentar, nutricional e ambiental", avalia Elisete. Para a extensionista, a terceira edição do encontro consolida no município e região a importância desse tipo de debate.


Foto divulgação: Emater/RS

"Hoje em dia as pessoas parecem estar cada vez mais acostumadas ao consumo de produtos industrializados, ou menos saudáveis, sendo necessária a reflexão", concorda o gerente adjunto da Emater/RS-Ascar Carlos Lagemann, que prestigiou o encontro. Em sua análise há que se recuperar essa diversidade, que poderá ser o caminho para uma alimentação mais equilibrada. "E para nós é muito satisfatório observar a presença, por exemplo, de jovens e adolescentes no evento", completa a representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Lisete Liell.

Com ampla programação, a atividade contou com discussões sobre propriedades medicinais do chá de morango, produção para o autoconsumo, conservação da biodiversidade e sementes crioulas. Parceiras da atividade, as cooperativas Cresol e Sicredi, além do Banrisul, participaram de atos envolvendo programas próprios de troca de sementes envolvendo as instituições financeiras. "Para nós a produção sustentável é uma verdadeira filosofia de vida", destacou a agricultora de Bom Princípio Adriane Hanauer, uma das guardiãs de sementes da Cooperativa Sicredi.

Com uma grande variedade de espécies vegetais em sua propriedade localizada no Morro Luft, Adriane tem se destacado desde a primeira edição do evento com uma banca onde comercializa produtos diversos, todos elaborados com produtos naturais, sem agrotóxicos. "É uma divulgação importante, que aproxima o meio rural da cidade de uma forma muito bonita", pondera a produtora. A fala da agricultora Rosângela Heuer foi ao encontro da de Adriane. "A gente vê as pessoas satisfeitas, compartilhando conhecimentos, levando mudas e sementes pra casa, num ambiente muito positivo", frisa a guardiã, que trouxe flor de palha para a feira.

O evento contou ainda com a participação de outras autoridades, como o prefeito de Bom Princípio, Fábio Persh, e do supervisor da Emater/RS-Ascar Marcelo Brandoli, além de secretários, representantes da Câmara de Vereadores, cooperativas, associações e outras entidades de diversos municípios do Vale do Caí. O trabalho contou com o suporte em todas as etapas dos extensionistas Anna Xavier e Alexandre Matusiski, além de Elisete Girotto. A promoção foi da Emater/RS-Ascar, com apoio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) do Governo do Estado, Prefeitura, STR e Rádio Comunidade do Vale. O apoio foi das cooperativas Sicredi, Cresol e Banrisul, Banco do Brasil e Câmara de Vereadores.

Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3