https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Pecanicultura é tema de Seminário Técnico Estadual em Anta Gorda

Por REDAÇÃO em 30/04/2023 às 10:31:38
Foto: Divulgação:

Foto: Divulgação:

Um público de cerca de 100 pessoas- entre agricultores, técnicos, representantes de entidades e lideranças - prestigiou na tarde desta quinta-feira (27/04), no salão comunitário de São Luiz Cabral, em Anta Gorda, o Seminário Técnico Estadual de Pecanicultura. Organizado pela Emater/RS-Ascar em parceria com o Programa Estadual de Pecanicultura (Pró-Pecã) do Governo do Estado, o evento teve o objetivo de discutir assuntos relacionados ao cultivo da noz-pecã, com vistas a fortalecer essa importante cadeia produtiva, que mobiliza centenas de produtores no Estado e na região.

Na ocasião foram realizadas diversas palestras, em que foram abordados temas, como, secagem e armazenagem da noz na indústria, qualidade do produto para o mercado e cooperativismo para o pequeno produtor, entre outros. "A intenção foi a de promover uma ampla troca de conhecimentos com vistas a fomentar pecanicultura, uma vez que o Rio Grande do Sul é responsável por 70% da produção nacional", avaliou o extensionista da Emater/RS-Ascar Álvaro Mallmann. Durante a atividade também houve demonstração de máquinas e equipamentos para secagem e armazenagem de nozes.

Palestrante da tarde, o engenheiro agrônomo Julio Medeiros salientou os requisitos para a obtenção de uma noz-pecã de qualidade, com destaque para o manejo do pomar. "O que envolve desde a atenção para os aspectos relacionados à fertilidade do solo, passando pelo manejo integrado de pragas e doenças até chegar às coberturas de solo e adoção de irrigação", pontuou. Em sua manifestação, lembrou o fato de o Brasil estar crescendo no que diz respeito à exportação, sendo fundamental a observância desses fatores dianted a exigência do mercado estrangeiro.

Ainda em sua fala, mencionou o pré-colheita e o pós-colheita como determinantes no processo. "Antes de colher, por exemplo, é preciso limpar o terreno, roçar, retirar os animais", lembrou. Já após a colheita destacou a secagem de manter sabor, aroma, textura, coloração adequada e umidade – sendo a ideal para consumo estando na casa dos 8%. De forma complementar, o proprietário da indústria Rovler Eraldo Müller, apresentou secadores rotativos, com alimentador automático de pellets, fornalhas, selecionadores e outros equipamentos.

Entre as autoridades presentes estiveram o prefeito de Anta Gorda Francisco Frighetto, os gerentes regional e adjunto da Emater/RS-Ascar Cristiano Laste e Carlos Lagemann e o vice-presidente do Instituto Brasileiro de Pecanicultura (IBPecan) Karion Minussi, que ministrou painel sobre a importância do cooperativismo no setor e as oportunidades em termos de autonomia, independência, educação, formação, intercooperação e acesso à políticas públicas permitidas pelo modelo. O apoio ao evento foi da Prefeitura, IBPecan, Cooperativa Sicredi, Rovler Equipamentos, RR Agrícola LTDA, Nozes Pitol e Viveiros Spezia.

Fonte: Emater/RS


Por REDAÇÃO
Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3