https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

15º Encontro de Sementes Crioulas é realizado em Arroio do Meio

Por REDAÇÃO em 16/06/2022 às 12:56:23
Foto divulgação: EMATER/RS

Foto divulgação: EMATER/RS

Um público de mais de 150 pessoas de diversos municípios esteve reunido na tarde de quarta-feira (15/06), na Praça Flores da Cunha, em Arroio do Meio, para a décima quinta edição do Encontro de Sementes Crioulas. Com o lema "Sementes crioulas a favor da saúde, da agricultura e da natureza", a atividade foi organizada por um coletivo de entidades, entre elas a Emater/RS-Ascar, em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado.

Parte da Semana Brasileira do Alimento Orgânico, a atividade consistiu em uma tarde de integração, de debates, de troca de sementes e de degustação de alimentos elaborados a partir de cultivos crioulos. Neste ano, além da tradicional partilha houve apresentação de experiências com temas diversos. "A ideia central desse encontro é a de promover o resgate e as perspectivas de uso dos cultivos crioulos, contribuindo para a sua preservação", salienta o extensionista da Emater/RS-Ascar André Müller.

Com temas diversos, as experiências apresentadas possibilitaram aos envolvidos conhecer mais sobre o ciclo biológico da mosca da fruta, além de alternativas de iscas naturais para a sua captura, em estação apresentada pelo extensionista da Emater/RS-Ascar Marcos Schäfer. Já no espaço sobre meliponicultura, o apicultor Clóvis Gisch, de Arroio do Meio, destacou o papel das abelhas sem ferrão na manutenção da biodiversidade e seu impacto no meio ambiente, dando detalhes sobre a condução de enxames.

A tarde também contou com estações de trabalho sobre cisternas e sobre a importância da preservação das sementes e mudas crioulas, além de apresentação artística com o músico Antônio Gringo. A benção das plantas foi feita pelo padre Alfonso Antônio e pelo pastor Valmir Simon, que destacaram a importância da agricultura familiar, especialmente em um contexto de aumento da vulnerabilidade social e da insegurança alimentar. O fechamento da atividade se deu com a partilha de alimentos, que foram levados a uma grande mesa pelos participantes.

Veterana em participações no encontro de Arroio do Meio, a agricultora Dulci Klein, da localidade de Picada Aurora, Cruzeiro do Sul, celebrou a oportunidade de poder reencontrar as pessoas em um evento presencial de maior envergadura. Entusiasta da alimentação agroecológica, Dulci trouxe para o evento mudas de aveia crioula e batata cará. "Minha intenção é tentar levar variedades de vassoura", comentou, enquanto espiava as mesas onde era possível visualizar mais de 60 variedades nativas – de milho, feijão, abóbora e outras.

Entre as autoridades presentes, o prefeito Danilo Bruxel e a vice-prefeita Adriana Meneghini Lermen saudaram a iniciativa. Na acolhida, Adriana destacou o que considerou algo "lindo de ver". "Aqui está a história dos nossos antepassados sendo resgatada, esse espírito comunitário de troca, de boa alimentação, de mesa farta", comentou. A fala de Bruxel foi ao encontro da de Adriana. "É um momento que mexe com a nossa memória afetiva, de preservar aquilo que as famílias cultivavam antigamente", frisou.

A atividade foi realizada pela Emater/RS-Ascar em parceria com Secretaria Municipal de Agricultura, Associação Ecobé, Comissão Pastoral da Terra, Grupo dos Agricultores Ecologistas da Forqueta, Igreja Evangélica da Confissão Luterana do Brasil (IECLB), Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR). O apoio foi da Articulação em Agroecologia do Vale do Taquari (AAVT).


Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3