https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Viva o Taquari-Antas Vivo recolhe quase 10 toneladas

15ª edição agregou esforços de mais de 300 voluntários em cinco cidades

Por REDAÇÃO em 24/04/2022 às 10:43:40
Crédito da Foto: Marcelo Grisa

Crédito da Foto: Marcelo Grisa

Voluntários de Lajeado, Estrela, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul e Roca Sales se mobilizaram em benefício da bacia dos rios Taquari e Antas. A 15ª edição do Viva o Taquari-Antas Vivo ocorreu na manhã deste sábado (23).

No total, foram cerca de 9,8 toneladas retiradas do Rio Taquari. Apenas no Porto dos Bruder, em Lajeado, mais de uma tonelada de lixo foi recolhido.

Apesar de contar com menor contingente, ação recolheu quase três vezes mais resíduos (Foto: Reprodução)

A iniciativa tem coordenação da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) através da Unidade Parceiros Voluntários (UPV) de Lajeado.

Para o diretor de Responsabilidade Social da Acil, Lucas Lengler, é necessário o comprometimento da população, em especial após dois anos em que o recolhimento não ocorreu por conta da pandemia. "Queremos trazer, com essas ações, a importância dos nossos recursos naturais. Para isso, precisamos despertar o espírito do voluntariado na sociedade", ressaltou.

Além da parceria de empresas, vários grupos da sociedade civil colaboraram nos esforços de limpeza. A presidente do Grupo Escoteiro Tibiquary, Mariângela Costa Schneider, afirmou que, para além das ações do escotismo, o grupo promove a ação social como forma de integração. "Inclusive estamos em iniciativas como o Viva porque todo o tema do nosso grupo tem relação com o Rio Taquari. Tibiquary, por exemplo, é o antigo nome do rio", explicou.

Em sua fala no início dos trabalhos, o coordenador do Viva o Taquari-Antas Vivo, Gilberto Soares, disse que observar o rio é observar um ser em mudança permanente. "Temos, por uma questão de humanidade, que estabelecer uma nova relação de equilíbrio com o ambiente natural", assegurou.

O principal ponto de recolhimento de lixo pelos voluntários foi no Porto dos Bruder, em Lajeado. Em Estrela, houve recolhimento com caminhão da prefeitura e ação de conscientização e prevenção com os voluntários.

Além disso, ações ocorreram no Bairro Navegantes, em Arroio do Meio; no Clube Náutico Delta, em Cruzeiro do Sul;e ainda no Parque Náutico, em Roca Sales.

Fonte/Texto: A. Hora-Marcelo Grisa

Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3