https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Dia de campo em Marques de Souza discute formação de pastagens e controle do carrapato

Por REDAÇÃO em 31/05/2023 às 12:09:58
Foto: Divulgação:Emater/RS

Foto: Divulgação:Emater/RS

A propriedade do jovem Dhomini Gross, da localidade de Linha Tigrinho, em Marques de Souza, foi o local de um dia de campo realizado na tarde de terça-feira (30/05) com os temas Formação de Pastagens e Controle do Carrapato. Organizada pela Emater/RS-Ascar em parceria com a Prefeitura Municipal, a Secretaria de Agricultura e o Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF), a atividade reuniu cerca de 50 pessoas, entre agricultores, técnicos, representantes de entidades e lideranças de diversos municípios do Vale do Taquari.

Responsável por uma das estações, e também pela consolidação do evento, o extensionista da Emater/RS-Ascar Diovane Cardoso abordou a importância de um planejamento pré-plantio de pastagens, o que inclui análise de solo e sua consequente interpretação, época adequada para o plantio, escolha da forrageira perene melhor adaptada, qualidade da semente e manejo de adubação, entre outros. "Em alguma medida é fundamental um olhar atento para as condições do solo, já que o plantio em solo enfraquecido resultará em pastagem ruim", explicou o extensionista.


Foto divulgação: Emater/RS

Ele detalhou ainda outros aspectos do manejo das pastagens, como alturas de entrada e de saída dos piquetes, sombreamento e colocação de bebedouros, o que garante o conforto para os animais. Em outra estação, os participantes puderam conhecer o ciclo do carrapato, saber como se comporta, quais os sintomas e as formas de tratamento adequado, inclusive com o uso de carrapaticidas. Assuntos apresentados com o apoio do extensionista da Emater/RS-Ascar Carlos Roberto Vieira da Cunha e dos representantes do IPVDF.

Parte do Programa Sanitário para o Controle do Carrapato e da Tristeza Parasitária da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi/RS) do Governo do Estado, a ação busca abordar tecnologias que visem à manutenção da sanidade do rebanho. "Não é demais lembrar que as enfermidades causadas pelo carrapato podem ter inúmeros impactos negativos para os bovinocultores", observa o extensionista da Emater/RS-Ascar Martin Schmachtenberg, que lembrou a importância de buscar auxílio em caso de sintomas de tristeza bovina.

Para o anfitrião do dia, a atividade representou uma oportunidade para a troca de experiências entre os envolvidos, o que sempre é importante. "Por sorte nunca sofremos com ataques severos de carrapato, ainda que seja importante estar atento", frisou o jovem. Com 14 vacas em lactação que produzem cerca de 250 litros de leite ao dia, o agricultor também destacou a importância da pastagem e de uma dieta adequada para os bovinos como parte da equação para que o resultado seja satisfatório, inclusive com economia de recursos. "O nosso próximo passo é pensar no melhoramento genético", projeta.

O dia de campo contou ainda com a participação de diversas autoridades, entre elas o prefeito de Marques de Souza, Fábio Mertz, o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Cristiano Laste, e o supervisor da Instituição Álvaro Mallmann, entre outros. Laste valorizou o trabalho coletivo e o esforço dos produtores na busca permanente por conhecimento. "É muito melhor prevenir, minimizar perdas, do que arcar com prejuízos maiores mais adiante", pontuou. A atividade contou ainda com o apoio da cooperativa Sicredi.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Lajeado


Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3