https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Uma festa pelo futuro: Projeto Sementes do Cooperativismo retorna após dois anos com evento especial em Triunfo

Por REDAÇÃO em 15/07/2022 às 09:08:33
Cerca de 100 alunos da Escola Jozué Machado dos Santos participaram da iniciativa que tem como objetivo ampliar a educação cooperativista; uma peça de teatro, um coral e um show da mágica marcaram a p

Cerca de 100 alunos da Escola Jozué Machado dos Santos participaram da iniciativa que tem como objetivo ampliar a educação cooperativista; uma peça de teatro, um coral e um show da mágica marcaram a p

Após uma parada de dois anos por causa da pandemia de covid-19, o Projeto Sementes do Cooperativismo, da CERTAJA Energia, retornou oficialmente nesta quarta-feira (13). Cerca de 100 alunos, do 6º ao 9º ano da Escola Jozué Machado dos Santos, em Triunfo, participaram da iniciativa que tem como objetivo ampliar a educação cooperativista, preparar os futuros líderes e contribuir com um desenvolvimento mais amplo e igualitário.

Segundo Deise Araújo, Coordenadora de Relacionamento com o Cooperado da CERTAJA Energia, a Cooperativa entende que através desta iniciativa está semeando nos jovens a educação e a compreensão sobre o que é o cooperativismo. "Até o evento, os jovens são levados a praticar os conceitos de cooperativismo e também disseminam os mesmos em suas famílias e comunidades onde estão inseridos", explica.

Diferente das outras edições, em 2022 o projeto focou em apenas uma instituição. De acordo com Fabiana Martins, Analista Administrativo da CERTAJA Energia e nome à frente do projeto, após dois anos de pandemia, as atividades em sala de aula estão mais exigentes com alunos e professores e, dessa forma, achavam que não dariam conta, mas foi um sucesso!

"Em abril, contatamos a escola Jozué e apresentamos o projeto para a direção. Aceitaram o convite prontamente e foram muito receptivos. Lançamos o desafio para que eles transformassem os conceitos apresentados na palestra, sobre cooperativismo, valores, princípios, história da CERTAJA, em arte. E o que vimos hoje foi o resultado desse projeto", conta Fabiana.

A atividade na escola

Segundo a vice-diretora da escola, Cátia Ferreira, em todos os projetos que são convidados a participar, são analisados os pontos que podem ser positivos para os alunos. E este foi um dos casos. Apesar disso, com uma história de 30 anos na escola, montar uma peça no nível esperado foi um grande desafio. "Todos cresceram com o desafio e ainda foi despertado nos alunos o quão legal é o teatro, essa arte de representar", avaliou.

De acordo com Silvana Santos, professora de Ciências e responsável por desenvolver o projeto com os alunos, foi explicado o que seria feito e foi deixado por conta de cada aluno a decisão de participar. "Acredito que o mais importante dentro do cooperativismo é o voluntariado. A escola não conta com um teatro, nem coral. Fizemos isso especificamente para essa ação. Foi muito bom ver o engajamento de todos", conta.

O evento

Autoridades locais participaram do evento, como o Vice-Prefeito de Triunfo, Gaspar Santos, o Coordenador Geral da Secretaria Municipal de Educação, Guildo Edílio Hoppe, o presidente do Sindicato Rural de Triunfo e Nova Santa Rita, Francisco Irineu Shardong, e o presidente da CERTAJA Energia, Renato Martins.

Segundo o vice-prefeito, a parceria com a CERTAJA Energia é muito importante, porque o cooperativismo tem um papel fundamental na sociedade, com diversos exemplos bem sucedidos. "Torço para que a juventude de Triunfo aproveite muito bem a palestra e que desperte esse espírito do cooperativismo, que é tão importante no bom funcionamento da comunidade", analisa.

Já Renato Martins, presidente da CERTAJA Energia, afirma que esse trabalho junto às escolas, a essa camada de jovens, visa especialmente a preparação do espírito da colaboração a fim de dar continuidade a esse trabalho que tem surtido um efeito. "É motivador ver essa criançada envolvida com uma proposta dessas. E graças a esse esforço da nossa equipe e da direção da escola, vemos uma mobilização e motivação muito grande para que a gente feche com chave de ouro dentro daquilo que propomos", conclui.

Arte e engajamento

O Projeto Sementes do Cooperativismo na Escola Jozué Machado dos Santos, além de apresentar a peça, também contou com um coral formado pelos outros alunos envolvidos na iniciativa. O repertório tradicionalista envolveu todos e tocou o público.

Para fechar a programação, o ilusionista Mateus Di Macedo (com apoio do Sescoop/RS) se apresentou para as crianças, com um leque de truques que empolgou a todos. Pelo engajamento da escola, a CERTAJA Energia entregou à instituição um cheque no valor de R$ 1.500.

Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3