https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Cabanha Duas Figueiras é atração turística em Taquari

Por REDAÇÃO em 26/11/2021 às 16:11:41
Foto divulgação: Emater/RS

Foto divulgação: Emater/RS

Uma ampla propriedade em que o visitante pode desfrutar do contato com a natureza, da tranquilidade do meio rural, da ótima gastronomia e de muita hospitalidade. Assim é a Cabanha Duas Figueiras, localizada no Arroio do Potreiro, em Taquari. Um dos destinos turísticos que tem despontado nesse período de arrefecimento da pandemia, o espaço, mantido pelo casal Noeci e Antônio Carlos Porn, integra a rota turística Freguesia das Figueiras - que foi lançada justamente no começo do ano passado, alguns dias antes da explosão de casos de covid-19.

"Na época isso gerou certa quebra de expectativas", relembra Noeci, que é mais conhecida como Ci. Dona de um sorriso fácil, a agricultora tem o perfil de pessoa "conversadora", o que, segundo ela, contribui muito para um bom intercâmbio com os visitantes, no que diz respeito ao turismo rural. Reaberta ao público recentemente, a propriedade recebe grupos de todos os tipos, para eventos variados – de casamentos e formaturas à encontros de trilheiros e rodeios. "O meu forte, na realidade é o "galpão"", gaba-se Ci, referindo-se às suas habilidades gastronômicas.

É no citado galpão que os visitantes costumam se reunir para saborear pratos como arroz com galinhas, carnes de suíno temperadas na pimenta, quibebes, sobremesas e outras delícias. Com capacidade para até 300 pessoas, o espaço de mais de 350 m² fica em meio à natureza, rodeado por árvores, por um arroio e por uma ampla fauna. Aliás, a preservação da natureza parece ser uma das "bandeiras" do casal, que mantém animais variados no local – de coelhos, passando por patos até chegar aos cavalos e a outros animais de fazenda, além de flores, árvores e outras plantas.

Outros atrativos, como os passeios de charrete e à cavalo, a cancha de bocha e a comercialização de produtos coloniais também costumam atrair os turistas, que se sentem à vontade no espaço de 46 hectares da propriedade. Sobre o fortalecimento do olhar para o turismo rural, Ci explica que ele teve a ver com a realização de um curso sobre o assunto realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RS), com o apoio da Emater/RS-Ascar, que atua em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado.

"A gente sempre gostou de receber gente, dessa troca de experiências, das amizades, mas faltava um olhar a mais para o embelezamento da propriedade, para os cuidados na hora de receber os turistas com qualidade", explica a anfitriã, que se orgulha de estar com a agenda lotada para todos os finais de semana até o final de dezembro. "E isso que grande parte da propaganda é no boca a boca", afirma. Ainda assim o curso do Senar/RS, o apoio por meio da capacitação em Paisagismo, oferecida pelo Centro de Treinamento de Agricultores de Montenegro, e o uso das redes sociais contribuem nesse para a consolidação do espaço. "A gente se sente ainda mais motivado", comenta Antônio Carlos, que é produtor de arroz.

Além da Cabanha Duas Figueiras, integram a rota a Eco Trilha Morro da cabrita, a Atáfona Martins, o Sítio da Ana e a Cervejaria Morro Pelado, espaços em que os visitantes podem fazer trilhas, conhecer sobre a manufatura de farinha de mandioca e de polvilho, adquirir produtos coloniais e saborear cervejas artesanais e a gastronomia típica dos açorianos. A extensionista da Emater/RS-Ascar Ana Cláudia Desconsi lembra que Taquari é uma das cidades mais antigas do Estado e que é uma referência na região, no que diz respeito à cultura lusitana. "Nesse sentido, conhecer a comunidade e essa herança cultural de um povo alegre e comunicativo, bem como suas crenças e costume, certamente é uma experiência inesquecível", afirma.

Os interessados em mais informações ou em reservas podem entrar em contato pelo telefone (51) 98036-1792, pelo e-mail [email protected] e pelo endereço de Instagram @freguesiadasfigueiras. Além da Emater/RS-Ascar e do Senar/RS, apoiam a iniciativa a Prefeitura de Taquari, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e o Conselho Municipal de Turismo de Taquari.


Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3