https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Bovinocultura de leite é tema de reunião técnica em Pouso Novo

Por REDAÇÃO em 19/11/2021 às 16:11:17
Foto divulgação: Emater/RS

Foto divulgação: Emater/RS

A Emater/RS-Ascar e a Secretaria de Agricultura de Pouso Novo realizaram na quinta-feira (18/11), no CTG Tropilhas da Serra, uma reunião técnica sobre bovinocultura de leite. Na ocasião, os cerca de 40 participantes acompanharam palestras e práticas sobre manejo de milho e produção de silagem de qualidade e sobre regulagem e manutenção de máquinas ensiladoras – com o apoio de representantes da Emater/RS-Ascar, em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e da John Deere.

Responsável pela palestra sobre Boas Práticas para a Produção de Silagem de Qualidade, o extensionista da Emater/RS-Ascar Martin Schmachtenberg salientou os benefícios da silagem, que permite a manutenção de mais animais por área e o armazenamento de grande quantidade de alimento de adequado valor nutritivo, garantindo a produção de leite em períodos críticos. "Além de possibilitar o balanceamento econômico da dieta para os animais", enfatiza.

Em sua manifestação abordou ainda todas as etapas do plantio, indo desde a importância da análise de solo, passando pela escolha das variedades, pelo manejo, pelo controle de pragas e pelo ponto correto de colheita e de corte. Sobre a regulagem das ensiladeiras, Schmachtenberg, junto com representantes da John Deere, lembrou a necessidade de proceder com a regulagem três vezes ao dia, para que haja a garantia da padronização das partículas.

A atividade foi finalizada com debate sobre processo de ensilagem, conservação e retirada das forragens. Participando da atividade, o gerente regional da Emater/RS-Ascar Cristiano Laste reforçou a importância da tecnificação da atividade, já que há uma exigência maior de profissionalismo na bovinocultura de leite também por causa dos custos de produção. "Em muitos casos são pequenos detalhes que podem fazer a diferença", ponderou.

Fonte: Emater/RS-Ascar - Regional de Lajeado - Jornalista Tiago Bald


Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3