https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Hospital Moinhos de Vento está com inscrições abertas para dois cursos gratuitos para profissionais da saúde

As capacitações com foco na qualificação do sistema de saúde são promovidas por meio do PROADI-SUS

Por REDAÇÃO em 09/11/2021 às 10:07:38
Foto divulgação: Imagem ilustrativa

Foto divulgação: Imagem ilustrativa

O desenvolvimento de diretrizes clínico-assistenciais para o processo de atendimento em saúde é essencial para uma melhor qualidade e para a padronização de rotinas médicas. Além disso, a uniformização de procedimentos pode aperfeiçoar os cuidados de saúde e aos pacientes e melhorar a alocação de recursos na área.

Visando a capacitação de profissionais como forma de disseminar o conhecimento e gerar recomendações para uma melhor qualidade do sistema, o Hospital Moinhos de Vento oferece, em parceria com o Ministério da Saúde, dois cursos gratuitos de capacitação: curso básico para desenvolvimento de diretrizes clínico-assistenciais; e Sistema Grade - graduação da certeza da evidência.

"Os cursos têm o objetivo de divulgar a temática de elaboração de diretrizes clínicas e capacitar os profissionais de saúde para a criação de novos documentos, com foco especial em diretrizes para o Ministério da Saúde", destaca Verônica Colpani, liderança do PROADI-SUS no Hospital Moinhos de Vento.

O primeiro curso, sobre o desenvolvimento de diretrizes clínico-assistenciais, tem o intuito de capacitar os profissionais de saúde a compreender o panorama nessa temática no Brasil e avaliar criticamente os processos, além de desenvolver e aperfeiçoar as diretrizes existentes, incluindo Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT). O público-alvo são profissionais de saúde interessados no tema, especialmente metodologistas, acadêmicos, quem atua na Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), gestores e público científico que se relaciona com a área.

O curso de Sistema Grade tem como objetivo apresentar a importância dessa ferramenta para análise da certeza da evidência em diretrizes, abordando as revisões sistemáticas e avaliações tecnológicas em saúde para a tomada de decisão, além de transpor as informações contidas em revisões sistemáticas para as tabelas de sumário das evidências e perfil das evidências. A capacitação é direcionada aos profissionais da área, especialmente metodologistas, acadêmicos, profissionais que trabalham com a temática de diretrizes e ATS, gestores e público científico.

Os cursos são gratuitos e possuem carga horária de 20 horas. Ambos ficam disponíveis até 2023 e são auto instrucionais, sem o acompanhamento de um tutor.

Curso básico para desenvolvimento de diretrizes clínico-assistenciais

Mais informações e inscrições neste link

Curso Sistema Grade - graduação da certeza da evidência

Mais informações e inscrições neste link

Fonte: Critério



Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3