https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Sicredi destaca o crescimento do segmento no Dia Internacional das Cooperativas de Crédito

Com o mote de "Construindo SaĂșde Financeira para um Futuro Melhor", a data busca valorizar o papel das cooperativas no apoio à sociedade

Por REDAÇÃO em 21/10/2021 às 13:55:14
Foto divulgação: Sicredi

Foto divulgação: Sicredi

O Dia Internacional das Cooperativas de Crédito (DICC), celebrado anualmente na terceira quinta-feira de outubro, foi comemorado neste ano no dia 21. A data destaca a contribuição e as transformações positivas geradas pelo segmento na sociedade. Como a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, o Sicredi também aproveita a data para disseminar conhecimento sobre o modelo de negócio cooperativo, abordando seu crescimento e atuação, que hoje compreende 25 estados e o Distrito Federal com mais de 5 milhões de associados.

O crescimento das cooperativas de crédito tem sido evidenciado pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (World Council of Credit Unions – Woccu, na sigla em inglĂȘs). Os registros mais recentes contemplam que o segmento conta com mais de 375 milhões de associados e 86 mil cooperativas de créditos em 118 paĂ­ses. A taxa de penetração do segmento – que é calculada dividindo o nĂșmero total de membros de cooperativas de crédito pela população em idade economicamente ativa de 15 a 64 anos – é de 12,18% no mundo, 16,47 % na América Latina e 8,13% no Brasil. JĂĄ nos Estados Unidos e CanadĂĄ, essa taxa apresenta 58,6% e 42,2% respectivamente.

No Brasil são 11,9 milhões de associados (sendo 10,2 milhões pessoas fĂ­sicas e 1,7 milhão pessoas jurĂ­dicas) em 847 cooperativas, que somam cerca de 371,8 bilhões em ativos totais, segundo Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) 2020. Esses dados representam um crescimento no nĂșmero de associados, com aumento total de 9,4% em relação a 2019 e um salto de 42,1% se comparado hĂĄ cinco anos, em 2016.

Parte integrante do Sistema Sicredi, a Sicredi Ouro Branco conta atualmente com mais de 72 mil associados em 21 municĂ­pios dos Vales do CaĂ­ e Taquari. A instituição estĂĄ presente em todas os municĂ­pios da sua ĂĄrea de atuação com 23 agĂȘncias, impulsionando o desenvolvimento da região em que atua através do apoio às comunidades e incentivo a educação, cultura e esporte, construindo sociedades mais prósperas.

Foto divulgação: Sicredi

BenefĂ­cios econômicos gerados pelo cooperativismo

O crescimento do modelo cooperativo no Brasil traz benefĂ­cios econômicos importantes, que foram demonstrados pelo estudo chamado "Os benefĂ­cios econômicos do Cooperativismo de Crédito", realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Este estudo analisou dados econômicos de todas as cidades brasileiras com e sem cooperativas de crédito entre 1994 e 2017 e cruzou informações do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE). O trabalho concluiu que o cooperativismo de crédito incrementa o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos municĂ­pios em 5,6%, cria 6,2% mais vagas de trabalho formal e aumenta o nĂșmero de estabelecimentos comerciais em 15,7%, estimulando, portanto, o empreendedorismo local.

História do cooperativismo de crédito no mundo e no Brasil

O Cooperativismo de crédito aparece na década de 1850, na Alemanha com modelos voltados para o crédito nas cidades, sendo que, uma década mais tarde, foram fundadas as primeiras cooperativas de crédito rural, também na Alemanha. Após grande expansão em toda Europa, especialmente nas cidades pequenas, o cooperativismo de crédito chega na América do Norte em 1901, mais especificamente em Québec no CanadĂĄ, onde é criada a primeira Cooperativa de crédito num modelo misto dos sistemas da Alemanha (Raiffeisen) e da ItĂĄlia (Luzzati), com a caracterĂ­stica de caixas populares abertas para todas pessoas, conhecido como sistema "Desjardins", nome originado de seu precursor Alfhonse Desjardins. Em 1908 esse modelo seguiu sua expansão para os Estados Unidos, sempre com o apoio de Desjardins.

No Brasil, a primeira cooperativa de crédito surge em 1902, quando o Padre SuĂ­ço Theodor Amstad funda em Nova Petrópolis, baseado no modelo da Alemanha (crédito agrĂ­cola), a cooperativa que foi referĂȘncia para a criação de mais 41 cooperativas no Rio Grande do Sul, hoje a Sicredi Pioneira, que continua sendo a grande referĂȘncia do cooperativismo de crédito no Brasil nos dias atuais.



Comunicar erro
TABAIENSE

ComentĂĄrios

CERTAJA 3