https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Lajeado se habilita para sediar treinamento da Força Nacional

Atividade reúne policiais e bombeiros e deve ocorrer no começo de 2022

Por REDAÇÃO em 06/10/2021 às 08:12:02
Comitiva local tratou do assunto durante visitas às instituições policiais em Porto Alegre (Foto: Giovani Marasca/Divulgação)

Comitiva local tratou do assunto durante visitas às instituições policiais em Porto Alegre (Foto: Giovani Marasca/Divulgação)

O município manifestou interesse e disponibilidade de sediar um treinamento para forças policiais e bombeiros. A ideia é trazer uma capacitação denominada "Instrução de Nivelamento do Conhecimento" (INC), a ser conduzida pela Força Nacional de Segurança, na Univates com profissionais de todo o Sul do Brasil. Os bombeiros e policiais que passam pelo curso poderão ser requisitados para operações especiais. Uma comitiva local formada por integrantes do Executivo e membros da segurança tratou do tema durante foram nos órgãos de polícia estaduais para dar ciência às autoridades e iniciar os procedimentos para sua realização, em Porto Alegre.

Conforme o prefeito Marcelo Caumo, Lajeado possui todas as condições de receber esse curso, que deve capacitar as equipes de segurança locais e promover um ambiente melhor para a comunidade. "Acreditamos que será possível receber no início de 2022 esta instrução de alto nível na área policial", afirma. Poderão participar da capacitação, que é considerada de alto nível por ser feita por instrutores da Força Nacional, além de ser direcionada aos policiais indicados pelos três Estados, profissionais da Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Instituto Geral de Perícias.

O Subcomandante da Força Nacional de Segurança Pública, José Américo de Souza Gaia, acompanhou as agendas na capital gaúcha e é hóspede oficial do município de Lajeado, até amanhã, 07. Nestes dias, ele conhecerá a cidade e o campus da Univates,para avaliar as instalações. "Quando estivemos em Brasília, em setembro, iniciamos as tratativas. Agora, apresentamos ao Estado para que possamos ter o apoio necessário e para que possam indicar os policiais", concluiu o Secretário Municipal de Segurança Pública, Paulo Locatelli.

Sobre a Força

A Força Nacional de Segurança Pública é um programa de cooperação entre os Estados e o governo federal que permite a execução de atividades e serviços voltados à preservação da ordem pública, segurança das pessoas e do patrimônio e atuação em situações de emergência e calamidade.

Ela é integrada por policiais dos estados que recebem a Instrução de Nivelamento do Conhecimento, focada nos treinamentos físico e intelectual, com a abordagem de temas como diretos humanos, uso diferenciado da força e outras específicas para cada tipo de atividade (polícia ostensiva, judiciária, perícia e bombeiro militar) Quando necessário, o Estado, Distrito Federal ou União podem solicitar o auxílio.

Fonte: A. HORA



Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3