https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Ministro de Minas e Energia descarta volta do horário de verão

Por REDAÇÃO em 01/10/2021 às 08:48:20
Ministro fez a declaração em solenidade de inauguração da segunda maior termelétrica do Brasil, no Porto do Açu (RJ). Foto: Reprodução

Ministro fez a declaração em solenidade de inauguração da segunda maior termelétrica do Brasil, no Porto do Açu (RJ). Foto: Reprodução

O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, descartou a volta do horário de verão, extinto desde 2019 pelo presidente Jair Bolsonaro.

"O horário de verão não foi renovado em 2019 e permanece da forma como está", disse o ministro. A declaração foi dada nesta quinta-feira (30), durante a inauguração da termelétrica GNA I, no Porto do Açu, em São João da Barra, no Norte Fluminense.

O horário de verão tinha voltado ao debate neste mês de setembro, após o MME (Ministério de Minas e Energia) pedir ao ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) – órgão responsável pela coordenação e operação do sistema elétrico brasileiro – um novo estudo sobre a medida, diante da "atual conjuntura de escassez hídrica".

Bento Albuquerque afirmou que a produção de energia feita na térmica do Porto do Açu é a que deve se expandir no País.

"A geração aqui, do Porto do Açu, é bem mais barata que as termelétricas estão utilizando. Então esse é o tipo de empreendimento que nós queremos. Esse tipo de empreendimento que nós vamos ter no leilão de reserva de capacidade que vamos realizar. É isso que estamos buscando para que o consumidor brasileiro não tenha só segurança energética, como tarifas mais baratas", afirmou o ministro.

A térmica GNA I é a segunda maior do Brasil. Com capacidade de atender 6 milhões de casas, a usina começou a operar no último dia 16. O investimento total para a construção da estrutura foi de 1 bilhão de dólares. A energia produzida no local é a partir do gás natural, um recurso considerado mais limpo e barato.

Fonte: O SUL

Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3