https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Montenegro programa passeio de cicloturismo pela Rota Fortaleza

Por REDAÇÃO em 17/09/2021 às 10:32:34
Cicloturismo em Montenegro-Foto divulgação Emater/RS

Cicloturismo em Montenegro-Foto divulgação Emater/RS

Está marcado para o próximo dia 26 de setembro o passeio ciclístico da Rota Fortaleza, em Montenegro. A atividade oferece duas opções de trajetos: uma de 25 km com início às 10h e outra de 50 km com início às 9h, passando por diversas propriedades e locais históricos da região. Na ocasião também serão duas as opções de pacotes: uma com almoço no valor de R$ 60 e outra sem almoço por R$ 50. O ponto de partida será o Centro de Treinamento de Agricultores de Montenegro (Cetam) e as inscrições podem ser feitas no Sesc Montenegro ou pelo site www.sesc-rs.com.br/esporte/torneiosecompeticoes.

De acordo com o extensionista da Emater/RS-Ascar Everaldo Vinício da Silva, o objetivo da ação é o de fortalecer o turismo rural local, com o incentivo ao exercício físico a partir de uma experiência diferenciada de lazer. Nesse sentido, o extensionista salienta o esforço da entidade em apoiar os empreendimentos, especialmente em um contexto de pandemia. "Na realidade, esta é uma forma de aproximar o consumidor e o produtor, gerando renda para a agricultura familiar de forma sustentável e promovendo ainda momentos de descanso e de intercâmbio com a natureza", reflete.

Ponto de partida para ações em turismo, o Orquidário Moreira recebe visitantes não apenas para confraternizações – que podem ser realizadas no salão rústico da família, que é composta por Vera e João Moreira, pelo filho Solón e pela nora Ana Amorim -, mas também para visitas ás quatro estufas que abrigam 13 mil mudas das mais variadas espécies da planta ornamental. Será no local que os participantes do passeio ciclístico farão a parada para o almoço, no evento do dia 26. "O que para nós será uma ótima oportunidade para a troca de experiências e para momentos de confraternização" projeta Vera.

Orquidófilos desde o ano de 1992 – quando receberam uma muda de presente de um amigo -, viram o hobby se tornar, com o passar do tempo, uma paixão. "Foi de lá para cá que fomos nos profissionalizando", recorda Vera, que cita o ano de 2015 como uma espécie de divisor de águas em matéria de investimentos. Antes disso, no começo dos anos 2000, João já integrava o Núcleo Montenegrino de Orquidófilos. O fortalecimento da atividade, a ampliação do mercado, a participação em exposições e o avanço da comercialização fez com que a família passasse a investir tempo integral no cultivo da planta ornamental.

Outro ponto que certamente será parada obrigatória para os visitantes será o Velho Casarão. A propriedade de Anísia e Paulo Roberto Ulrich possibilita aos turistas momentos de contemplação da natureza, com a adoção de terapias alternativas, como a meditação guiada, que é realizada junto a um túnel de bambus. Com uma riquíssima história que perpassa quatro gerações, o casal tem realizado uma série de reformas na propriedade, que oferece um café colonial em um galpão rústico – com bolos, pães e kqueschmier. "Pra quem deseja respirar um ar puro e entrar em contato com a memória local é a experiência ideal", pontua Anísia.

A Rota Fortaleza começou a ser idealizada em 2013, após uma série de visitas na comunidade e a constatação de que havia uma riqueza de elementos históricos, paisagísticos e culturais no local – entre eles o Marco Histórico Farroupilha Cruz das Almas. De lá para cá, sete famílias da região participaram de um curso sobre Turismo oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) que fortaleceu o projeto turístico que consolidaria a rota. "Hoje, os integrantes enxergam as suas propriedades com grande vocação para o turismo e para a geração de renda, com oferta de pacotes em agências locais", explica Everaldo.

Durante o passeio de cicloturismo também será possível visitar a Cabana do Riacho, o Sítio da Fortaleza, o Grupo Planta Nativa. Cada participante deverá levar a sua bicicleta. O evento é uma realização do Sesc Monenegro, Associação Ciclística Montenegrina (Aciclomont), Rota Turística Fortaleza, Emater/RS-Ascar – que atua vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado e Cetam, com o apoio da Prefeitura de Montenegro e Belosul Viagens e Turismo. Mais informações pelo whatsapp (51) 99416-8326.

Fonte/Texto: Emater/RS-Ascar - Regional de Lajeado

Jornalista Tiago Bald

Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3