https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Associações do agronegócio são investigadas pela Polícia Federal por estimular paralisação de caminhoneiros

Por REDAÇÃO em 10/09/2021 às 09:15:42
(Foto: Divulgação/Marcelo Camargo/Agência Brasil )

(Foto: Divulgação/Marcelo Camargo/Agência Brasil )

A Polícia Federal (PF) investiga a execução e o financiamento dos bloqueios de rodovias por parte de caminhoneiros, que causam transtornos em mais de uma dezena de Estados. O principal eixo das apurações é que empresários e entidades, sobretudo ligados à produção agropecuária, sejam o motor dos protestos.

Relatórios da PF mencionam que "o setor do agronegócio está pegando "carona" nas manifestações do 7 de setembro para mobilizar os caminhoneiros a favor da pauta do Marco Temporal.

O objetivo seria parar o país e pressionar pelo fechamento ou destituição de ministros do STF e retomar a discussão do voto impresso, já derrotado na Câmara. O movimento não guarda relação com preço do diesel, tabela do frete ou pátios de estacionamento, bandeiras tradicionais da categoria.


Economia gaúcha cresce 2,5% no segundo trimestre deste ano

A economia do Rio Grande do Sul registrou crecimento de 2,5% no segundo trimestre deste ano em relação aos três meses anteriores. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o PIB (Produto Interno Bruto) gaúcho avançou 27,7%.

Em ambas as comparações, a economia do Estado superou o desempenho do PIB nacional: -0,1% e 12,4%, respectivamente. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (09) pelo Departamento de Economia e Estatística, vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão.

No acumulado de 2021, a alta do PIB gaúcho chega a 16,2% quando comparado com o primeiro semestre de 2020, desempenho também superior ao observado no País (6,4%).


Vacinando contra aftosa, Uruguai quer ser escudo sanitário do Rio Grande do Sul

Considerado país livre de febre aftosa com vacinação, o Uruguai quer servir como um escudo sanitário para o Rio Grande do Sul, que, recentemente, foi reconhecido como Estado livre da aftosa sem vacinação. Essa ideia será levada pelo ministro da Agricultura, Pesca y Ganaderia do Uruguai, Fernando Mattos, à ministra Tereza Cristina, da pasta brasileira de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Mattos está no Rio Grande do Sul e, nesta quinta-feira, além de prestigiar a Expointer, se encontrou com o governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB). Na quarta, teve uma reunião técnica com a secretária de Agricultura gaúcha, Silvana Covatti.

Os ministérios uruguaios e brasileiros devem assinar um memorando de entendimento que tratará sobre vigilância sanitária animal na fronteira e pretende fortalecer a relação entre os dois países.


Em queda desde 2015, coberturas vacinais voltam ao patamar de 1980

As sucessivas quedas nas coberturas vacinais desde 2015 levaram os percentuais da população vacinada a retornarem a níveis semelhantes aos da década de 1980. A série histórica foi apresentada ontem (9) na Jornada Nacional de Imunizações.

Entre os anos 1995 e 2015, as coberturas vacinais foram mantidas em patamares altos e novas vacinas foram acrescentadas ao calendário, que hoje oferece 23 imunizantes para proteger diferentes faixas etárias contra 19 doenças. O resultado foi uma queda da incidência das doenças contra as quais já há vacinas disponíveis.

Desde 2015, porém, as coberturas estão em queda, o que já tem gerado novos surtos, como é o caso do sarampo, que chegou a ser erradicado e voltou a circular no país. A continuidade desse processo fez com que entre 2019 e 2021 a cobertura das vacinas disponíveis retornasse a um patamar semelhante ao do triênio 1983/1985.


Bolsonaro diz que pode haver desabastecimento se movimento dos caminhoneiros passar de domingo

Na Live desta quinta-feira, o presidente Jair Bolsonaro disse que conversou com caminhoneiros e foi informado que eles vão manter o movimento até o domingo. Segundo o presidente, é um direito deles e ele não influencia nessa área. Mas alertou que se passar de domingo, haverá problemas seríssimos na economia, como aumento da inflação. O presidente classificou como "fantásticos" os atos.

Bolsonaro também defendeu a nota divulgada ontem. Ele afirmou que telefonou para o ex-presidente Michel Temer e obteve ajuda dele para elaborar a nota. Ele conta que acatou as recomendações de Temer e publicou a nota.


Câmara retira quarentena para juízes e ministério público se candidatarem da reforma eleitoral

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira a retirada do trecho no novo Código Eleitoral que prevê quarentena de cinco anos para juízes e integrantes do Ministério Público. A votação se deu em destaque – ou seja, os parlamentares votaram primeiramente o texto completo, e depois um trecho que alterou o projeto previamente aprovado. O pedido de supressão do texto foi apresentado pelo PSL e aprovado por 254 votos a 170. Posteriormente, também retirou a restrição para militares da União, integrantes das guardas municipais, das polícias Militares, Civis, Federal, Rodoviária Federal e Ferroviária Federal.

A decisão possibilita, por exemplo, que o ex-juiz federal Sergio Moro se candidate em 2022, e é alvo de muita polêmica.


"Não estarei aqui para recebê-lo", diz Leite sobre visita de Bolsonaro ao RS

Com visita prevista para participar da 44ª Expointer no sábado, o presidente Jair Bolsonaro não será recepcionado pelo governador do Estado, Eduardo Leite. A informação foi confirmada pelo próprio governador, que cumpriu agenda na feira ontem. "Ele é o presidente no cargo. Virá à Expointer. Eu não estarei aqui no sábado para recebê-lo" respondeu Leite quando questionado sobre a agenda.

O governador voltou a tecer críticas a Bolsonaro, mas avaliou que ainda não vê ambiente político favorável para dar início a um processo de impeachment na Câmara dos Deputados.

Além da visita de Bolsonaro programada para sábado, a presença da Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, é aguardada para esta sexta-feira na Expointer.

Fonte/Texto: Felipe Faleiro/A. HORA

Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3