CERTAJA CLARA
apoiosicredi

Associa√ß√Ķes do agroneg√≥cio s√£o investigadas pela Pol√≠cia Federal por estimular paralisa√ß√£o de caminhoneiros

Por Jorge Ramos em 10/09/2021 às 09:15:42
(Foto: Divulgação/Marcelo Camargo/Agência Brasil )

(Foto: Divulgação/Marcelo Camargo/Agência Brasil )

A Polícia Federal (PF) investiga a execu√ß√£o e o financiamento dos bloqueios de rodovias por parte de caminhoneiros, que causam transtornos em mais de uma dezena de Estados. O principal eixo das apura√ß√Ķes é que empres√°rios e entidades, sobretudo ligados à produ√ß√£o agropecu√°ria, sejam o motor dos protestos.

Relatórios da PF mencionam que "o setor do agronegócio est√° pegando "carona" nas manifesta√ß√Ķes do 7 de setembro para mobilizar os caminhoneiros a favor da pauta do Marco Temporal.

O objetivo seria parar o país e pressionar pelo fechamento ou destitui√ß√£o de ministros do STF e retomar a discuss√£o do voto impresso, j√° derrotado na C√Ęmara. O movimento n√£o guarda rela√ß√£o com pre√ßo do diesel, tabela do frete ou p√°tios de estacionamento, bandeiras tradicionais da categoria.


Economia gaúcha cresce 2,5% no segundo trimestre deste ano

A economia do Rio Grande do Sul registrou crecimento de 2,5% no segundo trimestre deste ano em rela√ß√£o aos tr√™s meses anteriores. Na compara√ß√£o com o mesmo período do ano passado, o PIB (Produto Interno Bruto) gaúcho avan√ßou 27,7%.

Em ambas as compara√ß√Ķes, a economia do Estado superou o desempenho do PIB nacional: -0,1% e 12,4%, respectivamente. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (09) pelo Departamento de Economia e Estatística, vinculado à Secretaria de Planejamento, Governan√ßa e Gest√£o.

No acumulado de 2021, a alta do PIB gaúcho chega a 16,2% quando comparado com o primeiro semestre de 2020, desempenho também superior ao observado no País (6,4%).


Vacinando contra aftosa, Uruguai quer ser escudo sanit√°rio do Rio Grande do Sul

Considerado país livre de febre aftosa com vacina√ß√£o, o Uruguai quer servir como um escudo sanit√°rio para o Rio Grande do Sul, que, recentemente, foi reconhecido como Estado livre da aftosa sem vacina√ß√£o. Essa ideia ser√° levada pelo ministro da Agricultura, Pesca y Ganaderia do Uruguai, Fernando Mattos, à ministra Tereza Cristina, da pasta brasileira de Agricultura, Pecu√°ria e Abastecimento.

Mattos est√° no Rio Grande do Sul e, nesta quinta-feira, além de prestigiar a Expointer, se encontrou com o governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB). Na quarta, teve uma reuni√£o técnica com a secret√°ria de Agricultura gaúcha, Silvana Covatti.

Os ministérios uruguaios e brasileiros devem assinar um memorando de entendimento que tratar√° sobre vigil√Ęncia sanit√°ria animal na fronteira e pretende fortalecer a rela√ß√£o entre os dois países.


Em queda desde 2015, coberturas vacinais voltam ao patamar de 1980

As sucessivas quedas nas coberturas vacinais desde 2015 levaram os percentuais da popula√ß√£o vacinada a retornarem a níveis semelhantes aos da década de 1980. A série histórica foi apresentada ontem (9) na Jornada Nacional de Imuniza√ß√Ķes.

Entre os anos 1995 e 2015, as coberturas vacinais foram mantidas em patamares altos e novas vacinas foram acrescentadas ao calend√°rio, que hoje oferece 23 imunizantes para proteger diferentes faixas et√°rias contra 19 doen√ßas. O resultado foi uma queda da incid√™ncia das doen√ßas contra as quais j√° h√° vacinas disponíveis.

Desde 2015, porém, as coberturas est√£o em queda, o que j√° tem gerado novos surtos, como é o caso do sarampo, que chegou a ser erradicado e voltou a circular no país. A continuidade desse processo fez com que entre 2019 e 2021 a cobertura das vacinas disponíveis retornasse a um patamar semelhante ao do tri√™nio 1983/1985.


Bolsonaro diz que pode haver desabastecimento se movimento dos caminhoneiros passar de domingo

Na Live desta quinta-feira, o presidente Jair Bolsonaro disse que conversou com caminhoneiros e foi informado que eles v√£o manter o movimento até o domingo. Segundo o presidente, é um direito deles e ele n√£o influencia nessa √°rea. Mas alertou que se passar de domingo, haver√° problemas seríssimos na economia, como aumento da infla√ß√£o. O presidente classificou como "fant√°sticos" os atos.

Bolsonaro também defendeu a nota divulgada ontem. Ele afirmou que telefonou para o ex-presidente Michel Temer e obteve ajuda dele para elaborar a nota. Ele conta que acatou as recomenda√ß√Ķes de Temer e publicou a nota.


C√Ęmara retira quarentena para juízes e ministério público se candidatarem da reforma eleitoral

O plen√°rio da C√Ęmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira a retirada do trecho no novo Código Eleitoral que prev√™ quarentena de cinco anos para juízes e integrantes do Ministério Público. A vota√ß√£o se deu em destaque – ou seja, os parlamentares votaram primeiramente o texto completo, e depois um trecho que alterou o projeto previamente aprovado. O pedido de supress√£o do texto foi apresentado pelo PSL e aprovado por 254 votos a 170. Posteriormente, também retirou a restri√ß√£o para militares da Uni√£o, integrantes das guardas municipais, das polícias Militares, Civis, Federal, Rodovi√°ria Federal e Ferrovi√°ria Federal.

A decis√£o possibilita, por exemplo, que o ex-juiz federal Sergio Moro se candidate em 2022, e é alvo de muita pol√™mica.


"Não estarei aqui para recebê-lo", diz Leite sobre visita de Bolsonaro ao RS

Com visita prevista para participar da 44¬™ Expointer no s√°bado, o presidente Jair Bolsonaro n√£o ser√° recepcionado pelo governador do Estado, Eduardo Leite. A informa√ß√£o foi confirmada pelo próprio governador, que cumpriu agenda na feira ontem. "Ele é o presidente no cargo. Vir√° à Expointer. Eu n√£o estarei aqui no s√°bado para receb√™-lo" respondeu Leite quando questionado sobre a agenda.

O governador voltou a tecer críticas a Bolsonaro, mas avaliou que ainda n√£o v√™ ambiente político favor√°vel para dar início a um processo de impeachment na C√Ęmara dos Deputados.

Além da visita de Bolsonaro programada para s√°bado, a presen√ßa da Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, é aguardada para esta sexta-feira na Expointer.

Fonte/Texto: Felipe Faleiro/A. HORA

Comunicar erro
SICREDI2
CLARA TABAI CENTER

Coment√°rios

M. VALE-PEDRO-BRILHO
BARBA/BRILHO
SICREDI3