https://jornalinformativotabaiense.com
CERTAJA 5

Integrantes da Coagrisserra visitam cooperativas do Vale do Rio Pardo

Por REDAÇÃO em 07/09/2021 às 10:40:04
Foto divulgação: EMATER/RS

Foto divulgação: EMATER/RS

Integrantes da Cooperativa Agrícola Mista Alto da Serra (Coagrisserra) - que conta com agricultores de Pouso Novo e São José do Herval -, realizaram três visitas na última sexta-feira (03/09) com o objetivo de conhecer cooperativas da agricultura familiar do Vale do Rio Pardo. Acompanhados de representantes da Unidade de Cooperativismo de Santa Cruz do Sul e de extensionistas da Emater/RS-Ascar, os participantes estiveram nas sedes da Cooperativa Regional de Alimentos Santa Cruz LTDA (Coopersanta), da Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Vera Cruz (Coopervec) e da Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (Cooprova).

O objetivo da atividade, de acordo com o extensionista da UCP de Santa Cruz do Sul Anderson Junqueira foi o de conhecer a parte produtiva, operacional e de estrutura de cada uma das entidades. "Na ocasião, os participantes também puderam saber mais sobre aspectos do funcionamento das cooperativas, bem como de sua logística e em quais mercados estão inseridas", observou Junqueira. Na Cooprova, o coletivo visitou a Feira da Cooperativa com o intuito de conhecer o Vale Feira, programa que permite aos funcionários públicos de Venâncio Aires receber R$ 25 para gastar na feira.

A ação se junta a uma série de outras iniciativas realizadas pelos integrantes da cooperativa que, desde a sua constituição, em 2013, busca a diversificação das atividades agrícolas nas propriedades rurais. Para o extensionista da Emater/RS-Ascar Charles Fantin Machado, a qualificação profissional dos produtores por meio da participação seminários, cursos, oficinais e saídas de campo possibilitam a troca de experiências e o fortalecimento da entidade, que comercializa produtos diversos como mandioca, batata doce, alface, conservas, couve-flor, couve-folha, conservas, schmier e brócolis, entre outros.

A saída de campo foi acompanhada pelo prefeito de Pouso Novo Moacir Severgnini, pelo secretário de Agricultura Márcio José da Silva, pelo secretário de Administração e Fazenda Elso Fagundes e pela presidente da Coagrisserra Marina Zambiazi. Na Coopersanta a comitiva foi recebida pelo presidente Cassio Batista. Na Coopervec, o anfitrião foi o cooperado Sérgio Frantz, estando também presentes o prefeito Gilson Becker, o secretário de Agricultura Diego Halmenschlager e o presidente da Coopervec Airton Mueller. Na Cooprova a recepção foi feita pela vice-presidente Mônica Moraes e pelo prefeito de Venâncio Aires Jarbas da Rosa.

Organizadora da ação, a Emater/RS-Ascar atua vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado.

Fonte/Texto Emater/RS-Ascar - Regional de Lajeado

Jornalista Tiago Bald

Comunicar erro
TABAIENSE

Comentários

CERTAJA 3